Repositório Digital

A- A A+

Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre

.

Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre
Autor Soares, Graciela
Orientador Gandin, Luís Armando
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Currículo
Formação docente
Resumo A pesquisa propõe-se a realizar uma análise da atuação prática de professores em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre. Para viabilizar este estudo, foram escolhidas duas escolas da rede e, a partir da problemática central – Como tem se organizado o trabalho docente em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre? –, investigou-se o trabalho de professores e suas possibilidades para organização dos espaços e tempos de ensino e de aprendizagem no atual contexto do espaço escolar. Os referenciais teóricos utilizados, entre eles, Maurice Tardif e Claude Lessard (2008), Paulo Freire (1996), Miguel Arroyo (2007; 2009), Antonio Flavio Moreira (2010; 2011), Danilo Gandin (1995; 2007), Fernando Hernández e Montserrat Ventura (1998), Celso Vasconcelos (2008), Luís Armando Gandin (2002) e Graziella Souza dos Santos (2012), em articulação, ofereceram a problematização de conceitos concernentes às temáticas de trabalho docente, organização dos espaços e tempos do trabalho pedagógico e as concepções de currículo. O percurso metodológico caracteriza-se pela pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com inspiração etnográfica, realizada através de observações e vivências no espaço escolar de ambas as instituições, e, através de conversas formais/informais e entrevistas com supervisores pedagógicos e professores do primeiro e segundo ciclo de formação. Como procedimentos metodológicos foram realizados levantamento bibliográfico, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com membros pertencentes às escolas, o que gerou um rico material bruto empírico Na análise dos dados produzidos, foram utilizados os recursos de análise de conteúdo categorial e a análise relacional, substanciadas por lentes sociológicas. Ao término da pesquisa foi perceptível, no discurso dos sujeitos entrevistados e a partir das experiências vivenciadas, uma tendência à visibilização e potencialização positiva do trabalho cotidiano docente, tratando-o como central na organização dos espaços e tempos escolares, ou seja, na consolidação do currículo. Além disso, foi possível traçar comparações entre as duas escolas pesquisadas, demonstrando aproximações e distanciamentos com relação às formas dadas à gestão do trabalho pedagógico nas salas de aula e na escola. Entre as aproximações destacam-se que, em sua grande maioria, professores utilizam-se dos projetos de trabalho para definir as diferentes maneiras de gerir os tempos e espaços escolares, ressignificando as aprendizagens do alunado. Entre os distanciamentos, percebe-se, na experiência de uma das escolas, que a possibilidade de discutir o currículo de forma participativa, pode caracterizar-se numa construção efetiva de saberes e conhecimentos coletivos da comunidade escolar, consolidando-se, assim, espaços e tempos reais de participação e de partilha. Já a outra escola pesquisada carece da construção desse espaço, o que acaba fragilizando o trabalho e o currículo da mesma. A partir dos resultados obtidos, pretende-se continuar problematizando e pesquisando as práticas de organização do trabalho docente e as alternativas viáveis de sucesso no contexto educacional, privilegiando assim seu reflexo na organização e consolidação de um currículo e uma educação mais justa e igualitária.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139334
Arquivos Descrição Formato
000989853.pdf (513.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.