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Planejamento na Educação de Jovens e Adultos : uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente

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Planejamento na Educação de Jovens e Adultos : uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente

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Título Planejamento na Educação de Jovens e Adultos : uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente uma prática indispensável para dar sentido à ação docente e à aprendizagem discente
Autor Viera, Maristela Inês Weber
Orientador Comerlato, Denise Maria
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Currículo
Educação de jovens e adultos
Planejamento
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a importância do planejamento didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. No decorrer do estudo, apresenta-se uma reflexão fundamentada em Freire (2006-1996), Vasconcellos (2000), Rodrigues (2003), Manata (2004), Libâneo (1994), Piletti (1989), entre outros teóricos. Acredita-se que uma prática comprometida se materializa também no planejamento pedagógico, o qual é capaz de dar sentido à ação docente e às aprendizagens discentes. O estudo é de natureza qualitativa, de caráter documental e bibliográfico, que analisa a experiência de docência no estágio obrigatório do curso de Pedagogia, realizado em uma turma da EJA numa escola da rede pública estadual na cidade de Porto Alegre. O planejamento feito para esta turma foi a partir de temáticas significativas às quais giravam em torno de assuntos de interesses dos educandos. As propostas envolviam a conexão do cotidiano com os conhecimentos prévios, relacionados com os conteúdos escolares. Dessa forma, evidenciou-se que o planejamento, quando realizado de forma intencional, consciente, com propostas pedagógicas adequadas, contextualizadas e com o intuito de provocar mudanças, possibilita o processo de ensino-aprendizagem.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139336
Arquivos Descrição Formato
000989866.pdf (424.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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