O currículo do curso de Pedagogia da UFRGS e o exercício da docência na Educação Infantil
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho trata sobre formação docente com foco no currículo do curso de Pedagogia da UFRGS e o exercício da docência na Educação Infantil. As seguintes questões que orientam a investigação: O curso de Pedagogia/UFRGS tem preparado profissionais para o exercício da Docência na Educação Infantil? Como as professoras formadas por esta universidade analisam as propostas do currículo? A pesquisa é de caráter qualitativo e nela foram realizadas entrevistas com quatro professoras formadas entre o ...
Este trabalho trata sobre formação docente com foco no currículo do curso de Pedagogia da UFRGS e o exercício da docência na Educação Infantil. As seguintes questões que orientam a investigação: O curso de Pedagogia/UFRGS tem preparado profissionais para o exercício da Docência na Educação Infantil? Como as professoras formadas por esta universidade analisam as propostas do currículo? A pesquisa é de caráter qualitativo e nela foram realizadas entrevistas com quatro professoras formadas entre os anos de 2011 a 2014. Com este material foram criadas categorias que aproximavam as respostas entre si para uma melhor organização da análise. Embasaram este estudo os autores Libâneo, discorrendo sobre a importância do pedagogo em uma instituição escolar; Pimenta, mostrando que a ação do pedagogo vai além da instituição escolar, devendo ser necessária em qualquer lugar em que haja a intenção de educar; Saballa, trazendo as questão atual do pedagogo e suas problematizações; Schon, abordando o profissional reflexivo e documentos legais como as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia e o Projeto Politico Pedagógico da FACED/UFRGS. Através das análises é possível reconhecer a importância das experiências extracurriculares na constituição da docência, sendo que a formação que o currículo do curso proporciona é a base para a construção profissional, mas são as experiências de formação continuada na trajetória individual que consolidam o exercício da docência na Educação Infantil. Palavras ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1360)
Este item está licenciado na Creative Commons License