Repositório Digital

A- A A+

O currículo do curso de Pedagogia da UFRGS e o exercício da docência na Educação Infantil

.

O currículo do curso de Pedagogia da UFRGS e o exercício da docência na Educação Infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O currículo do curso de Pedagogia da UFRGS e o exercício da docência na Educação Infantil
Autor Balbinoti, Graziela Prates
Orientador Albuquerque, Simone Santos de
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Resumo Este trabalho trata sobre formação docente com foco no currículo do curso de Pedagogia da UFRGS e o exercício da docência na Educação Infantil. As seguintes questões que orientam a investigação: O curso de Pedagogia/UFRGS tem preparado profissionais para o exercício da Docência na Educação Infantil? Como as professoras formadas por esta universidade analisam as propostas do currículo? A pesquisa é de caráter qualitativo e nela foram realizadas entrevistas com quatro professoras formadas entre os anos de 2011 a 2014. Com este material foram criadas categorias que aproximavam as respostas entre si para uma melhor organização da análise. Embasaram este estudo os autores Libâneo, discorrendo sobre a importância do pedagogo em uma instituição escolar; Pimenta, mostrando que a ação do pedagogo vai além da instituição escolar, devendo ser necessária em qualquer lugar em que haja a intenção de educar; Saballa, trazendo as questão atual do pedagogo e suas problematizações; Schon, abordando o profissional reflexivo e documentos legais como as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia e o Projeto Politico Pedagógico da FACED/UFRGS. Através das análises é possível reconhecer a importância das experiências extracurriculares na constituição da docência, sendo que a formação que o currículo do curso proporciona é a base para a construção profissional, mas são as experiências de formação continuada na trajetória individual que consolidam o exercício da docência na Educação Infantil. Palavras
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139344
Arquivos Descrição Formato
000989840.pdf (518.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.