Digital Repository

A- A A+

"Inadimplência e recuperação de créditos"

DSpace/Manakin Repository

"Inadimplência e recuperação de créditos"

Show full item record

Statistics

Title "Inadimplência e recuperação de créditos"
Author Maia, Andréa do Socorro Rosa Silva
Advisor Kloeckner, Gilberto de Oliveira
Date 2007
Level Specialization
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Subject Banco do Brasil.
Crédito bancário
Inadimplência
Risco operacional
Abstract in Portuguese O conteúdo central deste trabalho está na preocupação econômica que a inadimplência vêm apresentando atualmente, tornando-se o pesadelo das instituições financeiras autorizadas, inadimplência é a situação de qualquer quebra de cláusula de contrato, em transações comerciais significa também situação de atraso de dívida, ou seja, inadimplente é aquele que deixou de pagar suas dívidas em dia. Apesar de todos os mecanismos disponíveis de proteção ao crédito, a inadimplência tem se tornado corriqueira, envolvendo inúmeros motivos, entre eles desemprego, desequilíbrio do orçamento familiar, doenças na família, oscilação na taxa de juros, desvalorização salarial, entre outros. O método definido para este estudo foi o Qualitativo. A fundamentação teórica foi realizada através de pesquisa bibliográfica, com informações relacionadas ao crédito bancário e aos riscos que os Bancos estão sujeitos, com destaque para o risco de crédito. Foi descrito o processo de crédito com a utilização dos chamados “C’s” do crédito, que correspondem às iniciais de Condições, Caráter, Capacidade, Capital, Conglomerado e Colateral. A estrutura do trabalho compreendeu pesquisa sobre a inadimplência; principais instrumentos e formas de recuperação de créditos inadimplidos utilizados pelo Banco do Brasil, procurando analisar os principais motivos que levam à inadimplência , bem como as medidas que estão sendo implementadas para reduzir seus índices. As conclusões basearam-se nos dados obtidos através de pesquisa por questionário e da literatura utilizada, que proporcionaram a possibilidade de alcançar os objetivos propostos e permitiram deixar algumas contribuições que auxiliem possíveis soluções e melhorias no processo de concessão e cobrança de crédito.
Type Work completion of specialization
URI http://hdl.handle.net/10183/13938
Files Description Format View
000649712.pdf (342.3Kb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.