Repositório Digital

A- A A+

Equipamento kangoo jumps : uma revisão narrativa

.

Equipamento kangoo jumps : uma revisão narrativa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Equipamento kangoo jumps : uma revisão narrativa
Autor Gomes, Daniele Cristine da Silva
Orientador Loss, Jefferson Fagundes
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Corrida
Resumo O Kangoo Jumps, “sapatos de molas” ou simplesmente Kangoo, foi desenvolvido para a atenuação do impacto na corrida. O fabricante afirma ainda que o equipamento possui diversos outros benefícios como: ajudar a corrigir a postura; aumentar a massa muscular, a motivação, a coordenação e o equilíbrio; combater o estresse; corrigir a pronação e supinação dos pés; diminuir o período de recuperação pós cirurgia; evitar lesões e estabilizar as articulações; melhorar a função cardiorrespiratória e o condicionamento físico; e por fim, estimular a rápida queima de gordura. Entretanto a maioria desses dados não parecem apresentar respaldo na literatura científica. Assim, o objetivo dessa revisão narrativa foi investigar, revisar e sintetizar as informações científicas à respeito do equipamento Kangoo Jumps. Para isso, foi realizada uma busca nas bases de dados Bireme, Embase, Lilacs, Pub Med, Scielo, Science Direct, Scopus, Google Scholar e na página eletrônica da fabricante da Kangoo Jumps no período de 01 de março a 15 de abril de 2015. Foram incluídos estudos experimentais que utilizassem o Kangoo Jumps. Dos 312 estudos identificados, 11 foram incluídos na revisão narrativa. Esses estudos trataram de temas como absorção de impacto, cinemática de membros inferiores, melhoras cardiorrespiratórias, diminuição do estresse oxidativo e melhoras posturais. Quando comparado aos tênis convencionais o equipamento Kangoo Jumps gerou mudanças cinemáticas na corrida. Foram observadas alterações relacionadas ao estresse oxidativo, densidade mineral óssea e equilíbrio (dimensão postural). Estudos sobre as mudanças relacionadas ao impacto e alterações cardiovasculares não apresentaram resultados conclusivos. Para uma melhor compreensão dos efeitos do equipamento sugere-se novos estudos de alta qualidade metodológica.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139403
Arquivos Descrição Formato
000990172.pdf (486.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.