Repositório Digital

A- A A+

Influências urbanas nas cidades fronteira : o caso de Uruguaiana (BR.) e Paso de Los Libres (AR.)

.

Influências urbanas nas cidades fronteira : o caso de Uruguaiana (BR.) e Paso de Los Libres (AR.)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Influências urbanas nas cidades fronteira : o caso de Uruguaiana (BR.) e Paso de Los Libres (AR.)
Autor Coelho, Karla Nunes de Barros
Orientador Weimer, Günter
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.
Assunto Espaço urbano
Evolucao urbana : Cidades
Fronteira : Brasil Argentina
História urbana
Identidade cultural
Paso de Los Libres (Argentina)
Uruguaiana (RS)
Resumo Essa pesquisa trata da análise de duas cidades fronteira: Uruguaiana no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, e Paso de los Libres, na Província de Corrientes, Argentina. Esses locais, da mesma maneira que delimitam o espaço geográfico entre dois países, também são pontos onde a relação da população é constante, gerando características únicas. Com isso, nascidas na mesma época, de um lado e de outro do Rio Uruguai, num contexto de fronteira muito significativo em razão da interconexão de pessoas, de mercadorias e de fatores de produção que ali se concentravam, oriundos dos principais centros do Brasil, dos países do Prata e, inclusive, da Europa, é possível supor que essa multicultura tenha refletido numa e noutra cidade. Assim, faz-se a comparação entre a evolução urbana de ambas, desde 1843, quando se formaram os dois núcleos, até os dias atuais, tendo como objetivo principal entender como as questões de fronteira atuaram e ainda atuam nesses espaços urbanos complexos.
Resumen Esta disertación trata del analisis de dos ciudades de frontera: Uruguayana, en Rio Grande do Sul, Brasil; y Paso de los Libres, en la Província de Corrientes, Argentina. Estos lugares, de la misma forma que delimitan el espacio geográfico entre los dos países, son también puntos de intensa interacción entre las populaciones. Este facto hace con que se perciba el desarrollo de características particulares en estas ubicaciones. Así, creadas en la misma época, de un lado y outro del rio Uruguay, en un contexto de frontera muy significante en razón de la interrelación de personas, mercaderías y factores de producción que allí se concentraban, venidos de los principales puntos del Brasil, de los Países del Plata y también de Europa, es possíble creer que esta mezcla de culturas ha reflejado en una y outra ciudad. Sin embargo, se trabaja con la comparación de la evolución urbana de las dos ciudades, desde 1843, en sus formaciones, hasta la actualidad.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/13941
Arquivos Descrição Formato
000654173.pdf (8.367Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.