Repositório Digital

A- A A+

Interação da radiação com a matéria. Aceleradores e proteção radiológica

.

Interação da radiação com a matéria. Aceleradores e proteção radiológica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Interação da radiação com a matéria. Aceleradores e proteção radiológica
Autor Menezes, Kamila Kojoroschi de
Orientador Dias, Johnny Ferraz
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Curso de Física: Bacharelado.
Assunto Física
Resumo O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão bibliográfica sobre a interação da radiação com a matéria, os aceleradores de partículas, as radiações que eles emitem, as formas de detecção das radiações emitidas e finalmente os métodos usados na radioproteção. O trabalho se inicia com uma revisão sobre a interação da radiação com a matéria no contexto de detectores de radiação e os diversos tipos de aceleradores de partículas, seus funcionamentos e suas aplicações. Neste contexto, serão apresentados os equipamentos em operação no Laboratório de Implantação Iônica do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, assim como as técnicas de suas aplicações e os tipos de radiações emitidas por esses aceleradores. Finalmente serão feitas medições da radiação de fundo do Laboratório de Implantação Iônica durante a operação dos aceleradores. Faremos um levantamento radiométrico que avaliará a blindagem dos aceleradores e apresentaremos um esboço da planta do laboratório apontando os pontos de maior exposição aos indivíduos que ali trabalham.
Abstract The aim of this work is to present a bibliographical review of the basic concepts in radiation-matter interaction. In particular, the interaction of electromagnetic radiation, charged particles and neutrons with matter is discussed. Moreover, an overview of particle accelerators and detectors is carried out. Background radiation was evaluated in different sectors of the Ion Implantation Laboratory using a Geiger-Muller detector. The results show that no substantial radiation is present in the experimental area.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139411
Arquivos Descrição Formato
000719712.pdf (645.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.