Repositório Digital

A- A A+

Contando outras histórias : personagens negros positivados utilizados por professoras do curso UNIAFRO para uma educação antirracista na educação infantil

.

Contando outras histórias : personagens negros positivados utilizados por professoras do curso UNIAFRO para uma educação antirracista na educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contando outras histórias : personagens negros positivados utilizados por professoras do curso UNIAFRO para uma educação antirracista na educação infantil
Autor Silva, Ana Márcia da
Orientador Dornelles, Leni Vieira
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Racismo
Resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de catorze professoras da educação infantil, cursistas do UNIAFRO1. A pesquisa buscou compreender como trabalharam tais professoras de escolas da rede pública do Rio Grande do Sul, para atender os princípios legais da Lei 10.639/03 em sala de aula de educação infantil. Preocupei-me em entender quais as práticas usadas como estratégias para construir uma educação antirracista entre os sujeitos que integram seu ambiente escolar. O estudo caracteriza-se por análise documental a partir de abordagem qualitativa. Os dados para a pesquisa emergem de trabalhos produzidos por professoras do referido curso. Para dar potência ao Trabalho de Conclusão de Curso, utilizo conceitos tais como: Raça, Racialidade, Educação Antirracista e Literatura Infantil. A partir desses conceitos, a pesquisa realizada embase-se nas proposições de Gladis Elise Pereira da Silva Kaecher, Leni Vieira Dornelles, Tanise Ramos Müller no que se refere aos estudos sobre raça, racialidade e racismo e nos aportes de Maria Isabel Dalla Zen, quando trato de literatura infantil, dentre outros. Através das análises foi possível perceber a importância do uso da literatura nas práticas pedagógicas das professoras de educação infantil, com vistas a uma educação antirracista, a partir do trabalho com crianças pequenas. No estudo assinalo a importância de as docentes participarem de uma formação continuada, na busca de aperfeiçoamento, no caso desta investigação, o curso oferecido pelo UNIAFRO. Para dar conta desse modo de educação, as professoras pesquisadas fizeram uso, principalmente da literatura infantil afro-brasileira, para alcançar uma educação antirracista e direito à igualdade desde a educação infantil.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139550
Arquivos Descrição Formato
000990353.pdf (937.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.