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Quer dizer, professora, que a gente trabalha,trabalha, trabalha e nunca vai ganhar o mesmo que o Neymar : um estudo sobre a contextualização da Educação Matemática em uma turma do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos

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Quer dizer, professora, que a gente trabalha,trabalha, trabalha e nunca vai ganhar o mesmo que o Neymar : um estudo sobre a contextualização da Educação Matemática em uma turma do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos

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Título Quer dizer, professora, que a gente trabalha,trabalha, trabalha e nunca vai ganhar o mesmo que o Neymar : um estudo sobre a contextualização da Educação Matemática em uma turma do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos
Autor Ferraretto, Maria Letícia
Orientador Oliveira, Helena Dória Lucas de
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Ensino
Matemática
[en] Contextualization of teaching
[en] Math education
[en] Problem solving
[en] Significant learning
[en] Youth and adult education
Resumo Da experiência do estágio curricular obrigatório do Curso de Pedagogia, realizada em uma turma de Jovens e Adultos de Porto Alegre, ficou evidente a necessidade de relacionar o ensino com o cotidiano dos alunos, especialmente, no que tange o ensino da Matemática, tão presente no dia a dia de todos os sujeitos. A partir disso, formulou-se este trabalho que procura analisar as atividades desenvolvidas com a turma com o objetivo de refletir sobre a prática docente. Evidenciaram-se as implicações que a contextualização da educação Matemática, em conjunto com um planejamento interdisciplinar, pode trazer ao processo de ensino-aprendizagem destes sujeitos. Teorias sobre currículo, contextualização do ensino, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, educação de jovens e adultos, bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, a Proposta Curricular para a EJA e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, subsidiaram a elaboração deste trabalho.
Abstract It became evident through the experience of the mandatory curricular internship of the Education course, held in a class of Youth and Adult Education in Porto Alegre, the necessity of relating education to the everyday life of the students, especially regarding the teaching of mathematics, so present in the daily routine of every subject. Based on that, this paper was formulated to analyze the activities developed in class and reflect upon the teaching practice. It became clear that the contextualization of mathematics education, combined with interdisciplinary planning, may contribute to the process of teaching-learning of these subjects. This paper utilizes concepts from curriculum theory, contextualization of teaching, significant learning, interdisciplinarity, and youth and adult education, as well as the Brazilian National Curricular Parameters of Math, the Curricular Proposal for Youth and Adult Education and the National Curricular Guidelines for Youth and Adult Education.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139552
Arquivos Descrição Formato
000990557.pdf (1.283Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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