Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Helena Dória Lucas dept_BR
dc.contributor.authorFerraretto, Maria Letíciapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-26T02:07:45Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139552pt_BR
dc.description.abstractDa experiência do estágio curricular obrigatório do Curso de Pedagogia, realizada em uma turma de Jovens e Adultos de Porto Alegre, ficou evidente a necessidade de relacionar o ensino com o cotidiano dos alunos, especialmente, no que tange o ensino da Matemática, tão presente no dia a dia de todos os sujeitos. A partir disso, formulou-se este trabalho que procura analisar as atividades desenvolvidas com a turma com o objetivo de refletir sobre a prática docente. Evidenciaram-se as implicações que a contextualização da educação Matemática, em conjunto com um planejamento interdisciplinar, pode trazer ao processo de ensino-aprendizagem destes sujeitos. Teorias sobre currículo, contextualização do ensino, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, educação de jovens e adultos, bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, a Proposta Curricular para a EJA e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, subsidiaram a elaboração deste trabalho.pt_BR
dc.description.abstractIt became evident through the experience of the mandatory curricular internship of the Education course, held in a class of Youth and Adult Education in Porto Alegre, the necessity of relating education to the everyday life of the students, especially regarding the teaching of mathematics, so present in the daily routine of every subject. Based on that, this paper was formulated to analyze the activities developed in class and reflect upon the teaching practice. It became clear that the contextualization of mathematics education, combined with interdisciplinary planning, may contribute to the process of teaching-learning of these subjects. This paper utilizes concepts from curriculum theory, contextualization of teaching, significant learning, interdisciplinarity, and youth and adult education, as well as the Brazilian National Curricular Parameters of Math, the Curricular Proposal for Youth and Adult Education and the National Curricular Guidelines for Youth and Adult Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectSignificant learningen
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectContextualization of teachingen
dc.subjectMath educationen
dc.titleQuer dizer, professora, que a gente trabalha,trabalha, trabalha e nunca vai ganhar o mesmo que o Neymar : um estudo sobre a contextualização da Educação Matemática em uma turma do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990557pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples