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dc.contributor.advisorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorLima, Ellen Mendonça dept_BR
dc.date.accessioned2016-04-26T02:07:47Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139555pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo principal investigar se a prevenção de dificuldades de aprendizagem é um tema discutido na escola de Educação Infantil e, se sim, de que modo tal prevenção ocorre. A pesquisa, de abordagem qualitativa, compreendeu nove entrevistas com sete professoras e duas gestoras de duas escolas localizadas em Porto Alegre - RS. A base teórica é a psicologia genética de Jean Piaget, seguindo um modelo epistemológico interacionista. Os estudos da área da Psicopedagogia (CORSO, WEISS, MOOJEN, SCOZ, GOLBERT, entre outros) explicitam a visão de multiplicidade de fatores que caracterizam o processo de aprendizagem e os problemas dele decorrentes. A relevância do tema prevenção de dificuldade de aprendizagem na Educação Infantil justificase pela importância de haver uma reflexão acerca da prevenção, concebendo ser a escola de Educação Infantil um espaço de múltiplas aprendizagens e construção de conhecimento. A temática, que é de grande relevância no campo educacional, apresenta pesquisas ainda em número modesto. Os resultados desta investigação mostraram que as organizações escolares estudadas ainda não possuem dispositivos sistemáticos de prevenção de dificuldades na aprendizagem, visto que o conceito de prevenção se confunde, na maioria das respostas, ao conceito de correção de dificuldades e/ou encaminhamento a profissionais especializados, como fonoaudiólogos ou psicólogos. Ao mesmo tempo, reconhece-se a importância do trabalho conjunto com a família no processo de prevenção de dificuldades de aprendizagem e na atuação escolar como um todo. A formação continuada foi apontada pela maioria das educadoras e gestoras como fonte de conhecimento e informação sobre a temática prevenção de dificuldades de aprendizagem. Alguns professores mencionaram ações que podem ser consideradas preventivas, porém não consideram estas ações preventivas, intencionalmente. Concluo que é necessário aprimorar a formação inicial dos educadores e, principalmente, investir em formação continuada sólida e eficiente, como também formação em serviço que possibilite o trabalho de prevenção de dificuldades na aprendizagem desde a Educação Infantil.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.titlePrevenção de dificuldades de aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990578pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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