Repositório Digital

A- A A+

Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental

.

Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor Silva, Amanda Oliveira da
Orientador Marques, Tania Beatriz
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Ensino
Interdisciplinaridade
Resumo Este trabalho investigou as práticas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois considero o desenvolvimento destas práticas como fundamentais para possibilitar aprendizagens contextualizadas com as realidades e diversidades contemporâneas. A partir da problematização sobre quais são os sentidos atribuídos por professoras dos anos iniciais a práticas interdisciplinares, objetivou-se identificar práticas de ensino interdisciplinares em turmas dos anos iniciais e compreender quais são os sentidos e saberes produzidos pelas professoras dessas turmas. Para a realização deste trabalho, me amparo, centralmente, nos estudos sobre interdisciplinaridade de Ivani Fazenda e sobre os saberes docentes de Maurice Tardif, principalmente os saberes que ele define como os experienciais. Inicialmente, foram realizadas observações em turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental, e após foram realizadas entrevistas com as professoras. Assim, os dados demonstram que o conceito de interdisciplinaridade ainda aparenta uma constante reformulação tanto entre os autores quanto nas narrativas de professores. Foi possível inferir sobre os possíveis saberes que são produzidos a partir de suas experiências com propostas interdisciplinares e de limitações quanto a este assunto, criando conhecimentos heterogêneos na ação do trabalho docente.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139558
Arquivos Descrição Formato
000990352.pdf (242.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.