Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCollares, Darlipt_BR
dc.contributor.authorPrasdio, Paula da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-26T02:07:48Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139559pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso trata da temática do desenho na Educação Infantil, tendo, como questão problematizadora, que fatores podem intervir nas decisões das crianças no momento em que desenham. Para seu desenvolvimento, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, ancorado, principalmente, nos estudos de Pillar e Rangel, tendo também contribuições de estudos de Piaget. A coleta de dados aconteceu através de cinco encontros estruturados realizados com quatro crianças do Jardim A de uma Escola de Educação Infantil de Porto Alegre. Através dos dados obtidos nesses encontros, a partir de desenhos e falas das crianças, foi possível perceber que, nesse grupo, três fatores principais interviram nas suas decisões enquanto desenhavam: o gênero e a mídia, a família, e a cooperação entre os pares. Foi possível, também, perceber uma necessidade de romper com a prática estereotipada do uso do desenho, bem como a necessidade de ampliar o repertório de imagens e de materiais sobre expressão gráfica para as crianças.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectDesenho infantilpt_BR
dc.titleBoborleta é coisa de menina, né? : fatores que podem influenciar as crianças no momento em que desenhampt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990560pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples