Repositório Digital

A- A A+

A prática da ginástica laboral como ferramenta da melhoria na qualidade de vida em uma instituição pública federal

.

A prática da ginástica laboral como ferramenta da melhoria na qualidade de vida em uma instituição pública federal

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A prática da ginástica laboral como ferramenta da melhoria na qualidade de vida em uma instituição pública federal
Autor Melo, Ângela Rosana Ferreira de
Orientador Calabró, Luciana
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Administração de recursos humanos
Educação física
Exercício físico
Ginástica laboral
Qualidade de vida
[en] Laboral gymnastic
[en] Quality of life at work
[en] Social representation theory
Resumo A globalização e o avanço da tecnologia nos impõem uma série de questionamentos sobre as relações de trabalho, o papel das organizações em que estamos inseridos e a inter-relação destes diversos segmentos em nosso dia-a-dia. Atualmente, muitas organizações vêm desenvolvendo ações com o objetivo de aprimorar a qualidade de vida no trabalho a partir de uma visão mais integrada do ser humano, procurando despertar seus servidores para o gerenciamento da própria saúde e estilo de vida. Este estudo teve como objetivo avaliar o panorama da Ginástica Laboral (GL) adotada no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Instituição vinculada à Administração Pública Federal, evidenciando a importância desta atividade como uma ferramenta efetiva para viabilizar hábitos saudáveis no ambiente de trabalho e a melhoria da qualidade de vida dos servidores da carreira de C&T em atividade. Especificamente, pretendeu-se conhecer a forma como os servidores da referida instituição vivenciam e interpretam o seu trabalho e a qualidade de vida, uma vez que: (a) a importância da GL para os servidores no ambiente de trabalho, é uma realidade e constrói-se pela forma como é percebida e como lhe é conferida de significado, (b) Identificar quais as mudanças ocorre na vida dos praticantes diário com a prática da GL e atentar a compreensão dos acontecimentos que só é possível de forma contextualizada e, (c) Relatar os motivos da resistência à prática por um percentual de servidores. A metodologia da pesquisa foi de natureza quali-quantitativa, exploratória e descritiva, com base na observação da autora sobre conversa informa no grupo focal. Verificou-se, por meio dos resultados que a pratica diária da GL no ambiente de trabalho é uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem para a melhoria da qualidade de vida, promoção de saúde e aquisição de hábitos saudáveis, socialização e relacionamento interpessoal, ensejando a integração da teoria com a prática. Os resultados ratificaram que 100 % dos praticantes afirmaram que a GL é muito importante, e que influenciou na decisão da pratica regular de exercícios físicos, na correção postural e coordenação motora. Quanto às resistências vários foram os motivos alegados, tais como: influência do meio, falta de interesse, acúmulo de atividades, motivos particulares, desmotivação, fazer e/ou preferir outra atividade, sem motivos para não realizar.
Abstract Globalization and the advances of technology imposes a series of questions about labor relations, the role of the organizations in which we operate and the interrelation of these different segments in our daily life. Currently, many organizations have been developing actions aiming to improve the quality of life at work from a more integrated view of the human being, in order to stimulate your employees to act for the management of health and lifestyle. The purpose of this study was to evaluate the Laboral Gymnastics (LG) adopted at the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, a Brazilian Federal Institution, highlighting the importance of this activity as an effective tool to make healthy habits in the workplace and the improvement of quality of life of the actual employees. Especificamente, este estudo objetiva conhecer a forma como os servidores do CNPq vivenciam e interpretam o seu trabalho e a qualidade de vida, uma vez que a importância da GL é uma realidade construída pela forma como esta atividade é percebida e como lhe é conferido significado. Since the importance of LG is a reality built from the way this activity is perceived, this study aims specifically to know how the employees of CNPq experience and interpret their work and the quality of life. So, we sought to identify which changes occurred in the lives of the employees that practice LG daily, in order to understand the events in a contextualized view, as well as report the reasons for possible resistance to the practice of LG. The survey was quali-quantitative, exploratory and descriptive based on the author's observation about informal conversations with focus group participants. The results indicates that the daily practice of the LG in the workplace is an auxiliary tool to improve the quality of life, the promotion of health and the acquisition of healthy habits, such as the regular practice of exercises, and also the correction and improvement in motor coordination. About the resistance to the practice of LG the main justifications presented were: influence of the environment, lack of interest, accumulation of activities, personal reasons, demotivation and doing or prefering another activity.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/139561
Arquivos Descrição Formato
000990195.pdf (995.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.