Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHickmann, Roseli Inêspt_BR
dc.contributor.authorSchuch, Júlia El Halalpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-26T02:07:57Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139582pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso, situado no campo da educação, investigou como as professoras-estagiárias elaboraram os seus planejamentos, percorrendo a noção de currículo integrado em seus estágios de docência e de que forma esse planejamento integrado se traduz na prática cotidiana da sala de aula. Essa pesquisa tem como objetivo principal refletir analiticamente sobre a organização das ações didático-pedagógicas de professoras-estagiárias, a fim de perscrutar os vestígios de um planejamento integrado, a partir dos relatórios de observação e diários de classe construídos à época do estágio curricular. O estágio curricular foi exercido em classes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas. Para subsidiar este trabalho recorri a referenciais que produzem e constituem meus princípios e bases teóricas: JurjoTorres Santomé, Fernando Hernández e Antoni Zabala. Referenciais estes que possibilitam uma caracterização do que seja um planejamento integrado e problematizam propostas curriculares, globalização, interdisciplinaridade e organização dos conteúdos, que definem a prática na sala de aula. Também, recorri à Antonio Nóvoa e Madalena Freire quanto à análise das reflexões e à professora Maria Bernadette Castro Rodrigues ao analisar os princípios e objetivos dos planejamentos das professoras-estagiárias. Esta pesquisa está organizada a partir de princípios e características que se orientam por uma abordagem qualitativa, tratando-se de um estudo de caso por ter um interesse próprio e singular. Para coletar os dados utilizei a análise documental e, após selecionar os documentos, recorri à metodologia de análise de conteúdo. As análises se encaminharam para a constatação de que as professoras-estagiárias estabeleceram referências em busca de intenções, organizaram os conteúdos na proposta dos métodos globalizados, organizaram o currículo por projetos de trabalho, levaram em consideração o contexto observado, o cotidiano de seus alunos, o ambiente e o próprio desejo. Ainda, tomaram o cuidado em construir seus princípios pedagógicos, seus objetivos gerais e específicos e em refletir sobre a ação, retomando a todo o momento os elementos básicos de um planejamento, sinalizando a constituição de um planejamento integrado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titlePlanejamento didático-pedagógico integrado : organizando e narrando práticas docentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990572pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples