Repositório Digital

A- A A+

Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea

.

Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea
Autor Mello, Débora Cardoso
Orientador Boll, Cíntia Inês
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Currículo
Educação de jovens e adultos
Tecnologia
Resumo Este trabalho tem como tema principal promover estudos sobre a relação entre a educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a efetivação de uma cidadania contemporânea em tempos de Cultura Digital. A pesquisa procura colaborar com as análises de documentos bases que regem a Educação Básica no que diz respeito ao uso das TIC para uma educação cidadã na construção de uma escola de qualidade social. A investigação é de abordagem qualitativa e utiliza as experiências do estágio em docência na EJA da autora, realizado no Município de Porto Alegre, e suas vivências como aluna e professora estagiária nestes tempos de Cultura Digital, em busca da compreensão de como as TIC, na interlocução com a escola e as DCN, podem contribuir para o exercício da cidadania em tempos de Cultura Digital. Trata, ainda, de colaborar para a valorização do exercício social dos indivíduos nos diferentes espaços de aprendizado e como este pode ser potencializado com a utilização dos recursos tecnológicos para o processo de ensino aprendizagem (BRASIL, 2013). As Diretrizes Curriculares da Educação Básica (BRASIL, 2013) tornaram-se a base para o desenvolvimento da pesquisa, impulsionando ideais de docência e de uma educação cidadã. Assim, são problematizados alguns conceitos, entre eles o de Cultura Digital e o de espaço educativo, nesse contexto e na perspectiva de que estes possam contribuir para ressignificar o ambiente escolar em tempos de conexões digitais e de “educação para a cidadania” (HICKMANN, 2000).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139587
Arquivos Descrição Formato
000990350.pdf (495.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.