Repositório Digital

A- A A+

A tecnologia assistiva promovendo a educação na inclusão infantil : um estudo de caso

.

A tecnologia assistiva promovendo a educação na inclusão infantil : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A tecnologia assistiva promovendo a educação na inclusão infantil : um estudo de caso
Autor Medeiros, Thaís Brito
Orientador Passerino, Liliana Maria
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Inclusão escolar
Resumo Neste trabalho, busquei aliar prática e teoria a respeito de uma experiência de inclusão, vivenciada durante meu estágio na educação infantil. A partir de situações que ocorreram durante o ano letivo, realizei um trabalho de construção de uma Tecnologia Assistiva visando a inclusão de uma menina com deficiência motora em atividades à mesa. Com o desdobramento da inserção da Tecnologia Assistiva na sala e considerando todos os fatores que envolveram sua produção, uso e aceitação, começou a despertar-me um interesse em pesquisar a respeito. A partir disto meu objetivo de pesquisa foi analisar o processo de inclusão de uma criança com mobilidade reduzida na educação infantil a partir do desenvolvimento de uma Tecnologia Assistiva específica. A metodologia de pesquisa foi um estudo de caso, com observações, entrevistas e documentos da escola e da aluna. A pesquisa foi desenvolvida numa escola de educação infantil de Porto Alegre da rede federal de ensino. A criança observada, uma menina de aproximadamente 2 anos com mobilidade reduzida e problemas motores graves. Com esta pesquisa foi possível perceber que o processo de inclusão envolve muito mais que apenas inserir uma criança com deficiência em uma escola regular. Utilizar uma Tecnologia Assistiva na sala de aula requer um trabalho cooperativo muito maior do que eu poderia imaginar. Família, comunidade escolar, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, todos devem trabalhar juntos. Aprendi também que para incluir é preciso saber fazê-lo, mas determinação, competência, cuidado e boa vontade é essencial e podem mudar a história de uma criança com deficiência.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139593
Arquivos Descrição Formato
000990502.pdf (1.073Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.