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Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações

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Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações

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Título Constituição da docência na educação infantil : uma perspectiva fundamentada nas relações
Autor Geri, Thomas Lester
Orientador Barbosa, Maria Carmen Silveira
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Formação docente
Resumo Os escritos do presente trabalho de conclusão de curso tratam de uma investigação de cunho qualitativo que busca a partir de uma revisão bibliográfica com aproximações ensaísticas e (auto)biográficas (na medida em que procura-se desenvolver a reflexão considerando as experiências vividas no ambiente pedagógico, principalmente durante a prática de Estágio), analisar minha constituição docente enquanto educador de crianças bem pequenas. Para tanto, descrevo inicialmente algumas vivencias e o que levou-me a optar pela presente problemática da constituição docente. Utilizo algumas imagens, conforme Manguel (2001), que contribuem para narrar momentos/histórias de outra maneira, atribuindo significados visuais para algumas reflexões. Ponderando sobre minha prática de estágio, os diálogos teóricos a respeito e aproximações com as crianças constatei que um ambiente propício para as aprendizagens infantis e que instiga para que o seu desenvolvimento seja fecundo está fundado em relações que envolvem o respeito, o cuidado e a afetividade para construir um ambiente agradável. Da mesma forma, percebi o quanto uma escuta sensível, um olhar atento e um envolvimento em diálogo com as crianças fez com que eu conhecesse mais aos gostos, às vontades, as peculiaridades de cada criança e compreendesse o quanto cada uma é única e incomparável. Desse modo, acredito em uma pedagogia menos impessoal possível. Que constitua situações de aprendizagens significativas desde o âmbito intelectual, físico, emocional para as crianças, mas também interpele significativamente aquele que atua como educador.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/139597
Arquivos Descrição Formato
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