Repositório Digital

A- A A+

Relacionamento bancário e atributos mais valorizados pelo cliente universitário

.

Relacionamento bancário e atributos mais valorizados pelo cliente universitário

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relacionamento bancário e atributos mais valorizados pelo cliente universitário
Autor Fransoloso, Fátima
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Marca
Marketing de relacionamento
Marketing de serviços
Segmentação de mercado
Serviço ao cliente
Resumo Este trabalho tem como foco o relacionamento do público universitário com as instituições bancárias. Realizou-se uma pesquisa do tipo survey buscando compreender as necessidades destes clientes, identificar quais as variáveis mais valorizadas, tipos de serviços utilizados e meio de comunicação preferido por este público. Para tanto foram realizadas análises comparativas das pesquisas empregadas. Procura-se no marketing de relacionamento além de descobrir as necessidades dos clientes atuais e potenciais, a melhor maneira de atendê-los e de estabelecer uma comunicação adequada. A orientação para o Marketing traduz esta visão de negócios focada no atendimento das demandas e expectativas do mercado. A pesquisa realizada conseguiu responder várias destas questões, podendo-se concluir que tarifas baixas, referências de amigos, colegas e o fator humano no atendimento são fundamentais para a escolha do banco. O cliente universitário valoriza muito o contato direto com o funcionário das agências, sendo que o telemarketing é o tipo de comunicação/atendimento de maior rejeição entre eles. Sendo assim, com a atual globalização e constante avanço na tecnologia de negócios, as instituições financeiras devem procurar acelerar também o seu ritmo mantendo-se atuantes na busca, captação e fidelização de sua carteira de clientes. O cliente universitário é um nicho de mercado promissor, cabe ao profissional de marketing canalizar as suas necessidades e atendê-lo da melhor forma possível.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/13969
Arquivos Descrição Formato
000649552.pdf (317.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.