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Gestão de desempenho profissional ou gestão de desempenho por competências? : uma visão funcional

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Gestão de desempenho profissional ou gestão de desempenho por competências? : uma visão funcional

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Título Gestão de desempenho profissional ou gestão de desempenho por competências? : uma visão funcional
Autor Kapfenberger, Everton Luís
Orientador Ruas, Roberto Lima
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Administração de recursos humanos
Avaliação de desempenho
Banco do Brasil.
Desempenho profissional
Gestão de pessoas
Gestão por competências
Resumo Os sistemas de avaliação de desempenho, ao par da evolução de toda a teoria sobre Gestão de Pessoas, vem sofrendo marcantes mudanças nas últimas décadas, partindo da concepção onde esta era compreendida como uma técnica para verificar a adaptação do homem ao trabalho (numa lógica mecanicista), evoluindo para o entendimento de que o homem passou a ser visto como integrante do processo produtivo (década de 70), e seguindo com a evolução de toda a lógica das relações capital/trabalho qual todos também já conhecemos. Essas mudanças certamente influenciaram os modelos de avaliação utilizados pelo Banco do Brasil, sendo o tema abordado no presente estudo traçar um comparativo entre os modelos implementados pela empresa. O objetivo principal é comparar os dois últimos sistemas avaliativos do Banco do Brasil, buscando identificar as mundanças ocorridas com a implementação do modelo de Gestão de Desempenho por Competências, bem como a percepção dos funcionários sobre as mudanças estabelecidas. O trabalho é apresentado de forma descritiva, apresentando o contexto dogmático e científico sobre o assunto e um paralelo entre a ciência e os modelos implementados no Banco do Brasil desde a década de 60; tudo isso balizado em referenciais bibliográficos, além dos resultados de pesquisa dirigida à funcionários da empresa Conclui-se com a pesquisa, que os modelos teóricos em tudo se aplicam aos sistemas de avaliação de desempenho e gestão de pessoas utilizado pelo Banco do Brasil, que seus funcionários tem perfeito conhecimento sobre os conceitos destes e identificam as diferenças entre os sistemas. Verificou-se ainda certa evolução na percepção dos funcionários quanto ao sistema de avaliação, preferindo o sistema de gesto de competências ao antigo, porém ainda exitem pontos negativos quanto à sistemática de avaliação utilizada pela empresa.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/13996
Arquivos Descrição Formato
000649787.pdf (217.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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