Repositório Digital

A- A A+

Empréstimo pessoa física CDC veículo/leasing veículo : revisão de estratégias da comercialização do produto pelo Banco do Brasil

.

Empréstimo pessoa física CDC veículo/leasing veículo : revisão de estratégias da comercialização do produto pelo Banco do Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Empréstimo pessoa física CDC veículo/leasing veículo : revisão de estratégias da comercialização do produto pelo Banco do Brasil
Autor Rodrigues, Fernando de Quadros
Orientador Rossi, Carlos Alberto Vargas
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Comercialização
Financiamento
Marketing de serviços
Marketing estratégico
Resumo Este trabalho teve como escopo o estudo do problema da comercialização do produto empréstimo a pessoa física para fins de financiamento de veículos através das linhas de CDC e leasing. É proposta uma revisão estratégica da empresa Banco do Brasil para fins de conquista da liderança no mercado de concessão do crédito para esta linha. A empresa estudada possui pequena participação num mercado altamente competitivo, no qual participam financeiras independentes, financeiras ligadas a grandes conglomerados bancários e financeiras ligadas a montadoras de veículos. Nesta realidade é que foi feito o presente estudo, procurando trazer à discussão temas tão caros à empresa, como treinamento de pessoal, estratégia, marca, posicionamento e outros temas afins. Trabalharam-se os conceitos de marketing, de Kotler e Armstrong (2003), de Mckenna (2002), de Mattar e Santos (2003), de Rosto, Zeithaml e Lemon (2001); estudou-se estratégia nas palavras de Kaplan e Norton (1997), de Mintzberg e Quinn (2001) e mercado financeiro nos escritos de Fortuna (2002), entre outros autores consultados. Com base nessa literatura é que foi desenvolvida a estrutura do estudo. Com base num roteiro contendo os principais aspectos retratados na literatura foram realizadas pesquisas sob a forma de questionário com os funcionários do banco, junto à instituição Banco do Brasil e também com representantes do comércio varejista de veículos. Após as análises efetuadas, a pesquisa concluiu que o mercado de veículos está em franca expansão, existindo uma forte demanda por crédito para financiamento de veículos, em razão de prazos mais longos e redução de taxas e que, neste contexto, o Banco do Brasil deverá rever suas estratégias de comercialização do produto, efetuar um trabalho de qualificação junto ao seus funcionários, buscando assim um melhor posicionamento no mercado.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14002
Arquivos Descrição Formato
000649556.pdf (448.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.