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dc.contributor.advisorKloeckner, Gilberto de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorGuareschi, Izabel Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2008-09-24T04:13:49Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14005pt_BR
dc.description.abstractO risco operacional tem cada vez maior relevância na indústria financeira. A identificação de riscos deve ser entendida como oportunidade para crescimento e diferenciação e sua avaliação e monitoramento um imperativo do negócio. No Banco do Brasil, o modelo de gestão permite identificar, mensurar e monitorar os riscos operacionais inerentes a processos que geram produtos, serviços ou informações. A metodologia do Rating de Agências é parte integrante do modelo de gestão do risco operacional. Nesse contexto, os indicadores de falhas operacionais utilizados no cálculo do rating refletem o nível de exposição a riscos operacionais dos processos da agência. O presente estudo aborda o tema gestão do risco operacional, com foco na análise do rating da agência do Banco do Brasil de São José do Cedro, sob a perspectiva dos processos de Operações de Crédito Contratadas e Cadastro e Limite de Crédito. A pesquisa tem como objetivo estudar as variáveis relacionadas aos elevados percentuais de não-conformidade observados nesses processos na agência, visando propor ações que resultem na otimização dos mecanismos de controle e na melhoria do rating. Para isso, tem como base o desempenho, em nível de controle, dos indicadores Operações de Crédito Contratadas e Cadastro e Limite de Crédito apresentado pela agência no período de julho/2006 a junho/2007, mediante a análise dos fatores relacionados às ocorrências de não-conformidade dos processos no período estudado. O método empregado foi o estudo de caso com levantamento de dados nos sistemas corporativos, análise documental e entrevista. Os resultados evidenciaram que características regionais, complexidade da linha de crédito contratada, confecção do cadastro em época de safra, falta ou inadequadação da auto-verificação, capacitação e conhecimento sobre risco operacional por parte do funcionário estão relacionados com os índices de falhas nos processos. As falhas mais frequëntes identificadas nos processos de operações de crédito referem-se aos documentos obrigatórios para formalização, já nos cadastros e limites de crédito referem-se ao cadastramento de bens/patrimônio e renda. O treinamento dos funcionários e a adequação do quadro funcional da agência foram indicados como ações a serem implementadas para a melhoria do rating do risco operacional.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subjectGestão financeirapt_BR
dc.subjectRisco operacionalpt_BR
dc.subjectControle financeiropt_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleGestão do risco operacional : análise do rating da agência sob a perspectiva dos indicadores de operações de crédito contratadas e cadastro e limite de crédito : estudo de caso da agência São José do Cedropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649619pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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