Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPacievitch, Carolinept_BR
dc.contributor.authorCerri, Luis Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-04T02:06:50Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2177-5648pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140073pt_BR
dc.description.abstractEste texto apresenta resultados preliminares de uma pesquisa vinculada ao Projeto “Jovens e História no MERCOSUL”, que tem por objetivo oferecer um panorama estatístico e comparado (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai) do pensamento de jovens e seus professores sobre a história ensinada e as diferentes formas em que a história se apresenta em suas vidas. Os questionários respondidos pelos professores (288) são o instrumento de pesquisa deste artigo, cujo objetivo é apresentar um perfil dos participantes. Em primeiro lugar, o texto expõe o problema da pesquisa, que se ocupa do pensamento dos professores de História sobre política e utopia. Em segundo lugar, alguns dados sobre o perfil dos professores são apresentados e interpretados: idade, sexo, nível de formação e tempo de experiência profissional. Por fim, algumas comparações preliminares entre o perfil dos docentes e suas respostas sobre sua identificação política são ensaiadas, onde se destaca alto nível de interesse pela política, vinculada ao apreço pela esquerda como opção políticas, junto ao rechaço por posições de centro ou de direita.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents some preliminary research results associated with the project Youth and History in Mercosul (Jovens e História no Mercosul). The project aims to offer a statistical and comparative perspective (Brazil, Argentina, Chile, Uruguay, and Paraguay) about young people’s – and their history teachers’ – thinking, on the ways that history appears in their lives and at school. This paper’s survey tools are the questionnaires (288) answered by the history teachers and the purpose of which was to present a profile of the teachers. First, this text presents the research problem, which is related to the thoughts of history teachers about politics and utopia. Second, some data on the teachers’ profile are presented and interpreted, e.g., age, sex, professional education and experience. Finally, some preliminary comparisons between teachers’ profiles and their answers about political identification are introduced. There are high levels of interest in politics associated with the political leftist position and rejection to central or right-wing stands.en
dc.description.abstractEste texto presenta resultados preliminares de una investigación vinculada al Proyecto “Jovens e História no MERCOSUL”, que tiene por objetivo ofrecer un panorama estadístico y comparado (Brasil, Argentina, Chile, Uruguay y Paraguay) del pensamiento de jóvenes y sus profesores sobre la historia enseñada y las diferentes formas en que la historia se presenta en sus vidas. Los cuestionarios contestados por los profesores (doscientos ochenta y ocho) son la herramienta de investigación del presente artículo, cuyo objetivo es presentar un perfil de los participantes. En primer lugar, el texto expone el problema de la investigación, que se ocupa del pensamiento de los profesores de Historia sobre política y utopía. En segundo lugar, se presentan y se interpretan datos del perfil de los docentes: edad, sexo, nivel de formación y tiempo de experiencia profesional. Por fin, se ensayan unas comparaciones preliminares entre el perfil de los docentes y sus respuestas sobre su identificación política, donde se destaca alto nivel de interés por la política, vinculada a un aprecio a la izquierda como opción política y un rechazo a posiciones de centro o de derecha.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOPSIS. Catalão, GO. Vol. 15, n. 2 (2015), P. 516-536pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDidactics of historyen
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectHistory teachers trainingen
dc.subjectPoliticsen
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectMercosulen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectDidáctica de la historiaes
dc.subjectFormación de profesores de historiaes
dc.subjectPolíticaes
dc.subjectMercosures
dc.titleProfessores de História e sua relação com a política : uma abordagem comparativa na América do Sulpt_BR
dc.title.alternativeHistory teachers and their relationship with politics : a comparative approach in South Americaen
dc.title.alternativeProfesores de Historia y su relación con política : un abordaje comparativo en América del Sures
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000981884pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples