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dc.contributor.advisorLund, Luiz Carlos Ritterpt_BR
dc.contributor.authorFarias, Jaqueline Luzia dept_BR
dc.date.accessioned2008-09-25T04:13:12Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14007pt_BR
dc.description.abstractAs instituições financeiras vivem um momento de grande disputa pelos clientes, com os juros reduzidos, os spreads têm sido cada vez menores, por isso quanto maior for a base de clientes, maiores as chances de se manterem como líderes de mercado. Devido ao fato de que hoje em dia a maioria das pessoas possui vínculo com alguma instituição financeira, a conquista de clientes tem sido cada vez mais acirrada, os concorrentes buscam de todas as maneiras trazerem para si os clientes das outras instituições. Nesse cenário de alta competitividade, além de montar estratégias visando conquistar novos clientes, os bancos devem estar atentos a sua base de clientes, montando também estratégias de fidelização e retenção para que os concorrentes não consigam persuadir e conquistar seus clientes. Tendo em vista a importância deste assunto para as instituições financeiras, foi desenvolvido este trabalho, com o objetivo de verificar quais os motivos que levam os clientes da agência João Colin do Banco do Brasil a deixarem a instituição. Para conhecer melhor o que causa a evasão de clientes, foi feita uma revisão da literatura na qual foram abordados os temas referentes à satisfação e fidelização de clientes. Para alcançar os objetivos propostos no presente trabalho, foi realizada uma pesquisa com os clientes da agência apontados pelo sistema específico do Banco do Brasil, que por algum motivo apontaram tendências de que futuramente podem deixar a instituição e uma pesquisa com ex-clientes. Com este trabalho, a agência João Colin do Banco do Brasil pode buscar meios para diminuir a evasão de clientes, mediante melhoria dos fatores apontados, referentes à insatisfação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing bancariopt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectCliente : Satisfacao : Marketingpt_BR
dc.subjectCliente : Fidelidadept_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleEvasão de clientes pessoa física do Banco do Brasil um estudo das suas principais causaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649411pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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