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Os idosos aposentados e o Banco do Brasil : estudo sobre bancarização e marketing de relacionamento no sistema financeiro

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Os idosos aposentados e o Banco do Brasil : estudo sobre bancarização e marketing de relacionamento no sistema financeiro

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Título Os idosos aposentados e o Banco do Brasil : estudo sobre bancarização e marketing de relacionamento no sistema financeiro
Autor Oliveira, João Henrique de
Orientador Nique, Walter Meucci
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Auto-atendimento
Banco do Brasil.
Cliente : Satisfação
Marketing bancario
Marketing de relacionamento
[en] Aged pensioner
[en] Banking
[en] Banking autoattendance
[en] Marketing of relationship
Resumo Este trabalho tem por finalidade analisar a bancarização do idoso aposentado pelo sistema financeiro. No caso em questão o estudo refere-se ao papel do Banco do Brasil neste processo. A fundamentação teórica esta centrada nas questões relacionadas ao marketing de relacionamento, bancarização, democratização do crédito e em particular ao Estatuto do Idoso e seu papel de proteção aos direitos dos idosos, frente a este mercado. A pesquisa foi realizada em cinco agencias localizadas na cidade de Londrina – Paraná, onde os idosos foram abordados para a entrevista pessoal nas salas de auto-atendimento nos dias úteis de pagamento de benefícios. Foram entrevistados 92 clientes. Questões como satisfação, segurança, prospecção de negócios, atendimento, acessibilidade e comportamento do consumidor idoso foram contempladas na pesquisa. Dos resultados mais relevantes, 98% dos clientes entrevistados estão satisfeitos com o atendimento do Banco do Brasil, 55% recebem os benefícios e movimentam seus recursos com o Banco, assim como 67% declararam nunca terem recebido propostas para adquirir qualquer produto do Banco. Questões como estas permitem rever algumas ações com intenção de melhorar a satisfação do cliente idoso quanto aos serviços e produtos oferecidos pelo Banco do Brasil após o advento da bancarização.
Abstract This paper has for purpose to analyze the banking of the aged retired for the financial system. In this case, the study is about the paper of the Bank of Brazil in this process. The theoretical recital is centered in questions related to the marketing of relationship, banking, credit's democratization and in particular to the Statute Aged and its paper of protection to the rights of the aged ones, front to this market. The research was carried through in five agencies located in the city of Londrina - Paraná, where the aged ones had been boarded for personal interview in the rooms of autoattendance on working days of benefits’ payment. Questions as satisfaction, security, prospection of the business, attendance, accessibility and behavior of the aged consumer had been contemplated in the research and the results allow to review some actions with intention to improve the satisfaction of the aged customer concerning the services and products offered for the Bank of Brazil after the banking’s advent.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14010
Arquivos Descrição Formato
000649420.pdf (319.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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