Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAraujo, Leonardo Augusto Luvisonpt_BR
dc.contributor.authorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-04T02:07:07Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1806-5104pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140106pt_BR
dc.description.abstractUma série de estudos tem identificado obstáculos para o desenvolvimento do pensamento evolutivo. Considerando que um dos principais recursos didáticos utilizados nas escolas brasileiras é o livro didático, esse trabalho busca uma aproximação entre as abordagens do conteúdo de evolução biológica nos livros de Biologia integrantes do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio no Brasil - 2012, e os estudos empíricos que identificam obstáculos á compreensão do pensamento evolutivo em estudantes. Parte-se de uma análise documental dos livros didáticos, verificando a forma como os conceitos de seleção natural, variação populacional e adaptação são abordados. A partir da abordagem presente nos livros, esse estudo apresenta algumas sugestões de como esses materiais didáticos podem cooperar para que os estudantes superem dificuldades sobre eventos e processos evolutivos, em consonância com os pressupostos epistemológicos e as práticas de construção do conhecimento próprias da Biologia Evolutiva.pt_BR
dc.description.abstractStudies have identified obstacles to the development of evolutionary thought, suggesting that a large proportion of students have ideas about biological evolution that are different from those established by science. This study evaluates the contribution of high school Biology textbooks to the development of the evolutionary thought. We analyzed Biology textbooks approved by the 2012 National Textbook Program for High School Education, evaluating the concepts of natural selection, population variation and adaptation. Although research in Biology Teaching suggests that the learning of these concepts can be influenced by alternative conceptions of students, textbooks seem to ignore the processes of knowledge construction and the obstacles faced by students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Vol. 15, n. 3 (2015), p. 581-596pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectBiological evolution teachingen
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectBiology textbooken
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEpistemological obstaclesen
dc.titleObstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012pt_BR
dc.title.alternativeObstacles to understanding evolutionary thought : analysis of high school biology textbooks approved by PNLD 2012en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000982428pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples