Repositório Digital

A- A A+

A percepção dos brasileiros sobre o marketing de emboscada

.

A percepção dos brasileiros sobre o marketing de emboscada

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A percepção dos brasileiros sobre o marketing de emboscada
Autor Zancheta, Tatiele
Orientador Muller Neto, Hugo Fridolino
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Marketing - Turma 2013.
Assunto Marketing
Percepção do consumidor
Resumo O marketing de emboscada é uma prática muito polêmica, pois enquanto alguns pesquisadores o definem como antiético, outros afirmam que a tática é uma ferramenta de guerrilha como tantas outras utilizadas no mercado competitivo que vivemos. O presente trabalho tem três objetivos: saber como o brasileiro se comporta diante da prática do marketing de emboscada; avaliar se existe diferença na opinião de homens e mulheres sobre esta prática e por último identificar quais empresas foram mais e menos reconhecidas como patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil. Para isso realizou-se uma pesquisa quantitativa, onde 143 questionários foram respondidos, via internet, tendo como resultados mais relevantes o fato de que os brasileiros consideram o marketing de emboscada antiético, e, as mulheres, consideram mais antiético do que os homens. Mesmo considerando a prática antiética, isso não afeta o comportamento de compra de ambos os sexos: comprariam mesmo assim de empresas que praticam marketing de emboscada. Por fim, a empresa mais reconhecida como patrocinadora oficial, entre as 20 citadas, foi a Coca-Cola e a menos reconhecida foi a Yingli. Através destes resultados, ações para combater o marketing de emboscada foram sugeridas bem como hipóteses foram levantadas, que podem contribuir para estudos futuros, a fim de aprofundar a pesquisa sobre o comportamento do brasileiro diante do marketing de emboscada.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/140109
Arquivos Descrição Formato
000991019.pdf (714.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.