Repositório Digital

A- A A+

Análise de micro e pequenas empresas

.

Análise de micro e pequenas empresas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise de micro e pequenas empresas
Autor Castaldo, Gilmar
Orientador Luce, Fernando Bins
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Empreendedorismo
Estratégia competitiva
Marketing de serviços
Micro e pequenas empresas
Resumo O presente estudo tem como objetivo identificar as principais práticas de gestão das Micro e Pequenas Empresas, situadas em Farroupilha, Rio Grande do Sul, Brasil, clientes do Banco do Brasil, agência local, servindo como ferramenta complementar aos mecanismos utilizados pelo banco na análise de crédito para o segmento, visto o elevado índice de mortalidade do segmento. O método aplicado foi o “Survey” baseado na coleta de dados primários (em campo) por meio de questionários estruturados aplicados a uma amostra, através de entrevista pessoal, elaborada com o intuito de conhecer as principais práticas de gestão do segmento, o perfil do empresário local e suas principais dificuldades no momento atual. Foram entrevistadas cinqüenta empresas, 8,21% da população estudada. Os respondentes apresentaram um alto nível de formação sendo que a maioria possui curso superior, são homens e estão entre 41 a 50 anos de idade. Mas de 50% das empresas possui mais de cinco anos de atividade, são do segmento industrial e possuem entre 10 a 20 funcionários. Os resultados apontam que o principal motivo que levou os respondentes a optar por abrir uma empresa foi a identificação de uma oportunidade de negócio, já possuíam algum conhecimento no segmento de atuação e identificam a alta carga tributária como a principal dificuldade enfrentada no momento atual em suas empresas. Quanto a condução do negócio e problemas gerenciais, apontaram a falta de mão-de-obra especializadas e o aumento da concorrência como os fatores mais preocupantes. Destacam que alguns dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa são: o conhecimento do mercado, as estratégias de vendas e a criatividade do empresário para poder enfrentar as intensas transformações do mercado e o acirramento da concorrência.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14011
Arquivos Descrição Formato
000649584.pdf (261.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.