Repositório Digital

A- A A+

Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio

.

Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Dois monólogos não fazem um diálogo : jovens e ensino médio
Outro título Two Monologues Do Not Make a Dialogue : youth and secondary education
Autor Gil, Carmem Zeli de Vargas
Seffner, Fernando
Resumo Pautado em alguns estudos de pesquisadores que têm produzido conhecimento sobre as conexões entre culturas juvenis e escola, o texto aponta diferentes contornos que ampliam a visão tradicional da juventude como tempo de problemas e dos jovens como indivíduos na contramão do sistema escolar. Ao mesmo tempo, o texto propõe questões que ampliam o debate em torno do ensino médio para pensar temas relacionados às juventudes, compreendendo que os jovens possuem saberes gestados em diferentes espaços educativos, sujeitos a múltiplas pedagogias culturais, o que implica atenção em pensar conteúdos e métodos de ensino. As ideias aqui reunidas pretendem instigar discussões entre jovens e educadores, buscando ressignificar os sentidos atribuídos ao Ensino Médio.
Abstract Based on some studies about the connections between youth culture and school, the text questions the traditional view of youth as troubled times and young people as individuals against the school system. At the same time, the text poses questions that broaden the debate concerning the secondary education to consider issues related to youth cultures. The young people possess knowledge generated in different educational scopes, subject to multiple cultural pedagogies, which demands attention to thinking about contents and teaching methods. The ideas here gathered are intended to instigate debates among young people and educators, seeking to reframe the meanings assigned to the Secondary Education.
Contido em Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 41, n.1 (jan./mar. 2016), p. 175-192
Assunto Desigualdade
Ensino médio
Juventude
[en] Inequalities
[en] Participation
[en] Secondary education
[en] Youth
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/140118
Arquivos Descrição Formato
000982666.pdf (227.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.