Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPonzio, Angelica Paivapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Andréa Solerpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-04T02:07:16Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2446-9696pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140119pt_BR
dc.description.abstractEste artigo pretende discutir o uso de métodos criativos para a solução de problemas complexos visando a inovação no ensino de Projeto Arquitetônico. Se, por um lado, a palavra projeto designa tanto uma produção documental que permite construir um objeto representado quanto um processo de coordenação de ações, o ensino desse processo implica um posicionamento claro a respeito do produto e dos métodos compatíveis com a natureza do problema didático que se quer propor. Partindo do princípio de que os métodos são as técnicas de trabalho empregadas e o processo de projeto é a maneira como essas são encadeadas por meio de ações, as experiências de ensino do ateliê de Projeto Arquitetônico aqui apresentadas buscam soluções projetuais por meio do estimulo da criatividade e de técnicas comuns ao Design Thinking em etapas e escalas variadas que conformam um trabalho teórico-prático fundamentado no “aprender fazendo”.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the use of creative methods for solving complex problems with a view to innovation in teaching architectural design. If, on the one hand, the word design means both a documentary production that allows to build an object represented as a coordination of actions, the teaching of this process involves a clear position regarding the product and methods compatible with the nature of the didactic problem that is being proposed. Assuming that the methods are the labor techniques employed and the design process is how these are linked through actions, the teaching experiences of the Architectural Design Studio here presented seeks design solutions through the stimulation of creativity and techniques common to Design Thinking in stages and varying scales that form a theoretical and practical study based on "learning by doing".en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInSitu: revista do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano. São Paulo. vol. 1, n. 2 (2015), p. 109-130pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjeto arquitetonico : Ensinopt_BR
dc.subjectDesign processen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectMethodsen
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectTeachingen
dc.titleO uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônicopt_BR
dc.title.alternativeUse of Creative Methods Envisioning Innovation on Teaching Architectural Design en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000981576pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples