Repositório Digital

A- A A+

Suporte computacional às interações de um curso a distância

.

Suporte computacional às interações de um curso a distância

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Suporte computacional às interações de um curso a distância
Autor Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Orientador Menezes, Crediné Silva de
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEAD.
Assunto Ensino à distância
Tutoria
Resumo Neste estudo apresento e analiso alguns dos usos do pbworks como suporte computacional utilizado no Curso de Pedagogia a Distância (PEAD/UFRGS). Este ambiente é utilizado como espaço virtual para agregar conteúdos, trabalhos individuais e em grupo, além de viabilizar a interação e cooperação entre professoras-alunas, professores e tutores. Discuto a apreciação das professoras-alunas do curso a partir de um questionário online respondido sobre a utilização do pbworks nas interdisciplinas de Seminário Integrador; Representação do Mundo pela Matemática; Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica e Infâncias de 0 a 10 anos e Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. A partir deste estudo pude concluir que o pbworks está satisfazendo enquanto ambiente escolhido para contemplar a metodologia interativa e problematizadora utilizada no PEAD. Esta metodologia está embasada pelas idéias de Paulo Freire que sustenta a necessidade de um novo paradigma pedagógico e por Jean Piaget no processo de construção do conhecimento a partir de descobertas e investigação.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/140126
Arquivos Descrição Formato
000990892.pdf (578.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.