Repositório Digital

A- A A+

Moralidade e autoria na rede : possibilidades de desenvolvimento na educação a distancia

.

Moralidade e autoria na rede : possibilidades de desenvolvimento na educação a distancia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Moralidade e autoria na rede : possibilidades de desenvolvimento na educação a distancia
Autor Gallego, Andréa Bonetti
Orientador Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEAD.
Assunto Ensino à distância
Tutoria
Resumo Este estudo pesquisou as possibilidades de desenvolvimento moral em adultos a partir da relação com tutores e professores a distância. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética, de Jean Piaget, em especial o desenvolvimento moral. A metodologia adotada define-se como uma pesquisa qualitativa, realizada através do método de estudo de caso. O trabalho foi realizado com uma turma de alunos de um curso de pedagogia a distância. A coleta de dados foi feita através de um questionário escrito, com perguntas abertas. Foram utilizadas as opiniões dos alunos sobre a questão da autoria, ou do plágio, e as alterações de suas opiniões sobre o tema, ao longo do curso, como possível indicador de desenvolvimento moral ao longo da graduação através da relação com os tutores e professores. A abordagem ocorreu através das conceituações e reflexões sobre a questão do plágio nos alunos pesquisados, tentando mapear, através das manifestações de descentração e de reflexão destes, a evolução no conceito de autoria, investigando, a partir daí, um possível crescimento em termos de desenvolvimento moral na relação com professores e tutores. Os resultados obtidos indicam relações de cooperação com os tutores e professores que possibilitaram a construção de novos valores, permitindo aos alunos respeitar a produção intelectual do outro, construindo assim o conceito de plágio e autoria. O estudo nos leva a concluir que relações de cooperação com a equipe docente, no meio acadêmico a distância, podem ser relevantes para o desenvolvimento moral dos alunos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/140132
Arquivos Descrição Formato
000990462.pdf (95.81Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.