Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorGallego, Andréa Bonettipt_BR
dc.date.accessioned2016-05-04T02:07:23Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140132pt_BR
dc.description.abstractEste estudo pesquisou as possibilidades de desenvolvimento moral em adultos a partir da relação com tutores e professores a distância. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética, de Jean Piaget, em especial o desenvolvimento moral. A metodologia adotada define-se como uma pesquisa qualitativa, realizada através do método de estudo de caso. O trabalho foi realizado com uma turma de alunos de um curso de pedagogia a distância. A coleta de dados foi feita através de um questionário escrito, com perguntas abertas. Foram utilizadas as opiniões dos alunos sobre a questão da autoria, ou do plágio, e as alterações de suas opiniões sobre o tema, ao longo do curso, como possível indicador de desenvolvimento moral ao longo da graduação através da relação com os tutores e professores. A abordagem ocorreu através das conceituações e reflexões sobre a questão do plágio nos alunos pesquisados, tentando mapear, através das manifestações de descentração e de reflexão destes, a evolução no conceito de autoria, investigando, a partir daí, um possível crescimento em termos de desenvolvimento moral na relação com professores e tutores. Os resultados obtidos indicam relações de cooperação com os tutores e professores que possibilitaram a construção de novos valores, permitindo aos alunos respeitar a produção intelectual do outro, construindo assim o conceito de plágio e autoria. O estudo nos leva a concluir que relações de cooperação com a equipe docente, no meio acadêmico a distância, podem ser relevantes para o desenvolvimento moral dos alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.titleMoralidade e autoria na rede : possibilidades de desenvolvimento na educação a distanciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990462pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples