Repositório Digital

A- A A+

O desenvolvimento de um projeto de aprendizagem e as relações de grupo numa experiência de educação a distância

.

O desenvolvimento de um projeto de aprendizagem e as relações de grupo numa experiência de educação a distância

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O desenvolvimento de um projeto de aprendizagem e as relações de grupo numa experiência de educação a distância
Autor Peixoto, Analissa Scherer
Orientador Spence, Nadie Christina Machado
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEAD.
Assunto Ensino à distância
Tutoria
[en] Distance education
[en] Group psychology
[en] Learning projects
Resumo O presente trabalho teve por objetivo compreender os significados presentes na articulação e realização de um Projeto de Aprendizagem, tanto no âmbito pedagógico quanto psicológico. Para isso, analisamos o processo de realização de um Projeto de Aprendizagem, contextualizado e desenvolvido na interdisciplina “Projeto Pedagógico em Ação”. Essa interdisciplina foi oferecida no período da Recuperação Intensiva do curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura (Modalidade a Distância) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A referida análise foi feita a partir dos materiais publicados pelas alunas no ambiente em que a atividade foi desenvolvida e a compreensão teórica embasada no referencial piagetiano articulado com os pressupostos da Psicologia dos Grupos e dos Grupos Operativos, de Pichon-Rivière.
Abstract This study aims to understand the meanings in the articulation and implementation of a learning project, both in educational and psychological sense. For this work we analyzed the process of creating a learning project, contextualized and developed in the course "Education Program in Action". This interdisciplinary course was also offered during Recovery Intensive in Pedagogy for undergraduate students in the distance education program at the Federal University of Rio Grande do Sul. The analysis was made from materials published by the students in the virtual environment in which the activity was developed and the theoretical understanding grounded in Piagetian linked to the assumptions of Groups Psychology and the Operational Groups, Pichon- Rivière.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/140138
Arquivos Descrição Formato
000990894.pdf (197.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.