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Conhecendo predadores : percepções sobre a biologia e conservação de Elasmobrânquios no Ensino Médio - Região Metropolitana e Litoral Norte do Rio Grande do Sul, Brasil

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Conhecendo predadores : percepções sobre a biologia e conservação de Elasmobrânquios no Ensino Médio - Região Metropolitana e Litoral Norte do Rio Grande do Sul, Brasil

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Título Conhecendo predadores : percepções sobre a biologia e conservação de Elasmobrânquios no Ensino Médio - Região Metropolitana e Litoral Norte do Rio Grande do Sul, Brasil
Autor Lemes, Tawnni de Vargas
Orientador Guerra, Teresinha
Co-orientador Silvano, Renato Azevedo Matias
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Ênfase em Biologia Marinha e Costeira: Bacharelado.
Assunto Conhecimento cognitivo
Ensino médio
[en] Ecological importance
[en] Elasmobranchs
[en] Environmental education
Resumo Os elasmobrânquios são predadores de topo do ambiente marinho, tendo um papel ecológico fundamental na manutenção do equilíbrio do hábitat. Este estudo foi realizado com o intuito de avaliar o conhecimento dos alunos da rede pública de ensino médio sobre a biologia e conservação deste grupo. Apesar da importância ecológica das populações destes animais, atualmente encontram-se seriamente ameaçados em todos os oceanos em virtude de ações antrópicas, como poluição e sobrepesca. E apesar disso, as ações de educação ambiental sobre o grupo e até mesmo estudos são relativamente escassos para a região sul, justificando, portanto, a realização deste trabalho. Foi realizado no período de março e abril de 2014 em quatro escolas no Rio Grande do Sul: duas na região metropolitana de Porto Alegre e duas no Litoral Norte com apenas uma turma do terceiro ano do ensino médio como participante. Os alunos tinham entre 15 e 19 anos sendo, no total, 85 participantes. Mediante a aplicação de um questionário não nominal quantitativo de 15 questões fechadas de múltipla escolha, os alunos foram questionados sobre a importância ecológica, status de conservação, consumo, medo de tais animais. Baseando-se nas respostas, em geral pode-se inferir que os alunos apresentaram um nível razoável de conhecimento sobre o assunto. Após a aplicação do questionário foi realizada uma palestra e discussão na qual se tornou evidente que são necessárias mais atividades neste contexto tanto de avaliação do conhecimento dos alunos, como ações que divulguem o conhecimento acadêmico para a sociedade. Isto tendo em vista as dúvidas surgidas ao longo do trabalho que se repetiram em todas as escolas, a confusão de conceitos básicos, bem como informações errôneas sobre o comportamento, distribuição, reprodução e principalmente hábitos alimentares dos elasmobrânquios. A importância de preservá-los ficou evidente para os alunos participantes do estudo durante a discussão. Alguns alunos chegaram à constatação de que os predadores de topo são essenciais para o equilíbrio do meio, deixando de lado a imagem de que os tubarões são os “vilões do mar” e os humanos as vitimas que sofrem com seus ataques. Isto porque compreenderam através da palestra que a predação sobre os tubarões é muito mais expressiva do que os eventuais acidentes envolvendo humanos. Da mesma forma, fez-se claro também a percepção dos alunos a respeito do desequilíbrio no meio marinho em função da influência antrópica e que a mudança para essa situação é conhecer como as próprias ações podem modificar o ambiente.
Abstract Elasmobranches are top predators of the marine environment, with a key ecological role in maintaining the balance of habitat. This study was conducted in order to assess students' knowledge of high school public on the biology and conservation of this group. Despite the ecological importance of the populations of these animals, are currently seriously threatened in all oceans due to human activities such as pollution and overfishing. And yet, the environmental education activities about the group and even studies are relatively scarce for the southern region, justifying therefore this work. Was conducted between March and April 2014 in four schools in Rio Grande do Sul: two in the metropolitan region of Porto Alegre and two on the north coast with only a third year high school class as a participant. The students were between15 and 19 years and a total of 85 participants. By applying a non-nominal quantitative questionnaire of 15 closed questions multiple choice, students were asked about the ecological, conservation status, consumption, fear of such animals. Based on the responses, in general it can be inferred that students had a reasonable level of knowledge on the subject. After the questionnaire was held a lecture and discussion in which it became clear that more needed activities in this context both the assessment of student knowledge, as actions to disseminate academic knowledge to society. This in view of the doubts raised over work that is repeated in all schools, the confusion of basic concepts as well as misinformation about the behavior, distribution, reproduction and especially eating habits elasmobranch. The importance of preserving them was evident for the students participating in the study during the discussion. Some students come to the realization that top predators are essential to the balance of the half, leaving aside the image that sharks are the "villains of the sea" and human victims who suffer from their attacks. This is because realized through lecture that predation about sharks is much more significant than any accidents involving humans. Similarly, also made clear whether the students' perception about the imbalance in the marine environment due to the anthropogenic influence and the change to this situation is to know how their own actions can modify the environment.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/140169
Arquivos Descrição Formato
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