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Pesquisa de imagem e de identidade do Jornal do Comércio sob a ótica de seus leitores e gestores

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Pesquisa de imagem e de identidade do Jornal do Comércio sob a ótica de seus leitores e gestores

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Título Pesquisa de imagem e de identidade do Jornal do Comércio sob a ótica de seus leitores e gestores
Autor Moraes, Jusani Beatriz dos Santos
Orientador Muller Neto, Hugo Fridolino
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Marketing - Turma 2013.
Assunto Identidade de marca
Pesquisa de marketing
[en] Brand
[en] Identity
[en] Image
[en] Method configuration image
[en] Positioning
Resumo Este artigo apresenta um estudo de identidade e de imagem da marca Jornal do Comércio. Seu propósito é investigar se existe alinhamento entre o posicionamento da empresa e a percepção dos entrevistados. Foram estudados conceitos de autores nas áreas afins, assim como artigos acadêmicos atuais para fundamentar o trabalho. A metodologia empregada para o desenvolvimento desta pesquisa foi o Método de Configuração de Imagem, que permite uma dupla abordagem da população pesquisada. Junto ao público externo é possível aferir a imagem do Jornal do Comércio, a reputação que tem entre os seus consumidores. E, junto ao público interno, verifica-se se os colaboradores estão satisfeitos com o produto que é entregue pela empresa aos seus consumidores, se o posicionamento está alinhado à sua forma de trabalhar e de ser percebida pelo seu público-alvo. Foram realizadas dez entrevistas, cinco com leitores de representatividade em diferentes áreas e cinco com gestores de destaque. A partir dos resultados foram gerados os mapas comparativos da imagem e da identidade em relação aos principais atributos apresentados. Os procedimentos incluíram a análise de documentos e da história da empresa. Como resultados, foram classificados os principais atributos da marca Jornal do Comércio através de mapas de configurações, mostrando suas proximidades e distanciamentos. Foram também classificados os principais atributos para a formação da imagem e da identidade e estabelecidas as distâncias e proximidades de atributos da marca Jornal do Comércio. Os resultados fornecem subsídios e sugestões de ações estratégicas para decisões gerenciais da marca Jornal do Comércio, que carrega no nome a tradição de um veículo de economia e negócios do RS, bem como sugere possibilidades de estudos futuros mais amplos.
Abstract This article is presenting a study of identity and brand image of Jornal do Comércio. The purpose is to find out if there is alignment from the company to the perception of respondents. Concepts was estudied by authors in it's fields, recent scholary articles to support these estudies. The methodology used for the development of this research was the Method configuration Image to map identity, the perception of the main managers.We can check with the internals, whether the employees are satisfied with the product that is delivered by the company to its consumers, if the positioning is aligned to your way of working and being perceived by your target audience. Ten interviews were completed, divided between five readers and five managers. From the results were made the comparative maps of image and identity comparing to the main attributes presented. The procedures included a full analysi of documents and history of the company. As results the attributes most showing of image and identity as showed attributes. Was classified as main attributes to result of image, determining their distances or proximity to the Jornal do Comércio. These results provide subsidies and suggestions for strategically brand management decisions of Jornal do Comércio, wich is a renowned economy and business vehicle of Rio Grande do Sul, it also suggests possibilities for broader future studies.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/140184
Arquivos Descrição Formato
000989254.pdf (814.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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