Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorScudero, Erick Kosmalskipt_BR
dc.date.accessioned2016-05-05T02:08:29Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140263pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo foi concebido com o objetivo de identificar os atributos considerados na decisão da aquisição de cursos presenciais de TI. Além disto, esta pesquisa possuía como objetivos específicos: o mapeamento do processo decisório de compra e a identificação dos atributos considerados salientes, importantes e determinantes para a compra do serviço. Para o desenvolvimento da pesquisa, os dados foram coletados através de duas etapas: qualitativa e quantitativa. A primeira, caracterizou-se pela realização de entrevistas em profundidade e, a segunda etapa caracterizou-se pela aplicação de um questionário estruturado em uma amostra do público alvo. Com base nos resultados, os objetivos deste estudo foram atingidos. O instrutor do treinamento foi identificado como o principal atributo determinante para a compra do serviço, especificamente, a sua didática, experiência prática e domínio teórico. Além disto, foi evidenciado que o conteúdo programático do treinamento e opções de turnos diferentes para a realização do curso também são determinantes. Por fim, também foram considerados determinantes, os atributos: instituição com reconhecimento e tradição no mercado de treinamento de TI; e metodologia e padrão de ensino. Além disto, o estudo mapeou o processo decisório de compra do consumidor alvo e também identificou outros quinze atributos que devem ser considerados na oferta do serviço, pois foram classificados como importantes.pt_BR
dc.description.abstractThe present study was designed with the objective of identify the considered attributes in the decision-making of buying classroom IT courses. In addition, this study had the following secondary objectives: elaborate a map of the decision-making process and identify the attributes considered salient, important and determinant for the purchase of the service. For the development of this research, data were collected through two stages: qualitative and quantitative research. The first consisted in conducting in-depth interviews and the second stage was characterized by applying a structured questionnaire in a sample of the target audience. Based on the results, the objectives were achieved. The instructor of the training was identified as the main determinant attribute for the act of purchasing the service, specifically, its didactic, practical experience and theoretical knowledge. In addition, it was discovered that the syllabus of the training, as well as, the different shifts options for the enrollment, were also critical. Finally, it was also considered essential for the decision of buying, the following attributes: institution with recognition and tradition in the IT training market; and the methodology and teaching pattern. Besides, the study mapped the decision-making process of the target consumers and also identified fifteen other attributes that should be considered when offering the service, as they have been categorized as important.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingen
dc.subjectMapeamento de processospt_BR
dc.subjectAttributesen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectITen
dc.subjectTrainingen
dc.subjectCoursesen
dc.titleAtributos considerados na decisão de aquisição de um curso presencial de TI na cidade de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989612pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples