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Plano de negócios para empresa do ramo de food service em Porto Alegre

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Plano de negócios para empresa do ramo de food service em Porto Alegre

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Título Plano de negócios para empresa do ramo de food service em Porto Alegre
Autor Alves, Gustavo Müller
Orientador Zen, Aurora Carneiro
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Empreendedorismo
Plano de negócios
[en] Business plan
[en] Entrepreneurship
[en] Food service
[en] Inovation
[en] Pizzeria
Resumo O presente trabalho desenvolve um plano de negócios para um projeto de empresa que atuará no setor de food service de Porto Alegre no formato de pizzaria. Antes de elaborar o plano de negócios foi necessário entender como funcionam a identificação de oportunidades de mercado e a gestão da inovação em empresas. A estrutura deste plano de negócios seguiu as recomendações do modelo de Dornelas (2012) para empresas de pequeno porte. A análise do ambiente externo serviu como base para guiar o ambiente interno da organização, tendo em vista o fato de ser uma empresa que ainda não existe e que pode ser moldada de acordo com as necessidades observadas. Portanto, o primeiro passo realizado foi a análise de mercado e competidores, que se deu através de entrevistas e observação. Após a realização da análise externa foi feito o plano de marketing, que desenvolveu os 7 Ps do mix de marketing de Booms e Bitner, servindo de base também para a construção de um plano operacional. A partir dos pontos expostos foi feita a matriz SWOT da empresa, levando ao desenvolvimento do plano estratégico da mesma. Por fim, a análise da viabilidade econômica da empresa pode ser feita, levando à conclusão de que o investimento inicial de aproximadamente R$ 90.800,00 deverá retornar durante o segundo ano de funcionamento da pizzaria.
Abstract This paper develops a business plan for a company project that will operate in the food service industry in Porto Alegre in pizzeria format. Before drawing up the business plan was necessary to understand how to identify market opportunities and innovation management in companies. The structure of the business plan followed the recommendations of the model made by Dornelas (2012) for small businesses. The analysis of the external environment served as the basis for guiding the internal environment of the organization in view of the fact that a company that does not yet exist and can be shaped according to the identified needs. So the first step performed was the market and competitors analysis, which occurred through interviews and observation. Upon completion of the external review was done the marketing plan, which developed the 7 Ps of the marketing mix from Booms and Bitner, also serving as base for the construction of an operational plan. From the exposed areas was made SWOT matrix of the company, leading to the development of the strategic plan of the same. Finally, the analysis of the economic viability could be made, leading to the conclusion that the initial investment of approximately R $ 90,800.00 should return during the second year of operation of the pizzeria.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/140265
Arquivos Descrição Formato
000990035.pdf (4.271Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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