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dc.contributor.advisorZawislak, Paulo Antoniopt_BR
dc.contributor.authorKunde, Daniel Draegerpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-05T02:09:09Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140298pt_BR
dc.description.abstractA partir da década de 90, houve um grande desenvolvimento midiático em torno do futebol. O volume de dinheiro envolvido nesse esporte passou a um patamar muito alto para ser administrado de forma amadora. Com isso, os clubes de futebol se tornaram verdadeiras empresas. O futebol é um negócio cujo produto final é o espetáculo, ou seja, o jogo propriamente dito. Além disso, outras relações econômicas circundam um clube: a venda de jogares, contratos de publicidade, licenciamento de produtos e negociação dos direitos de transmissão das partidas. Como em qualquer outro setor econômico, os clubes têm a necessidade de inovar para se manterem competitivos. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo descrever a inovação em um clube de futebol profissional. Para tanto foi utilizado o Modelo das Capacidades de Inovação, que permite observar a inovação de forma mais abrangente dentro de uma empresa. Como objeto de estudo, foi selecionado o Sport Club Internacional, referência em gestão esportiva no Brasil. A partir de entrevistas com profissionais do setor e consulta a dados secundários, foi possível analisar as quatro capacidades de inovação do clube (desenvolvimento, operação, gestão e transação). A Capacidade de Desenvolvimento se apresenta ainda pouco aprimorada, sem rotinas específicas para o planejamento de mudanças no produto do clube. A Capacidade de Operação se comporta de maneira bastante complexa em um clube de futebol, estando espalhada por diversos setores que contribuem diretamente para o jogo. As rotinas dentro da Capacidade de Operação contribuem diretamente para o desenvolvimento de inovações no clube, como ações de valorização dos torcedores nos dias de jogos. A Capacidade de Gestão no Internacional é muito influenciada pela própria natureza jurídica do clube, onde os principais cargos diretivos devem ser eleitos e não podem receber remuneração pelo trabalho. Além disso, há um claro distanciamento entre os setores, prejudicando, inclusive, o desempenho das outras capacidades de inovação. Por fim, a Capacidade de Transação é a de maior relevância para o desempenho do clube. Foi a partir dela que o Internacional atingiu as vantagens competitivas necessárias de modo a permitir seu crescimento no início no século XXI, com a atuação no mercado de jogadores e massiva exploração do mercado de torcedores.pt_BR
dc.description.abstractSince the 90s, there has been a large media development around soccer. The amount of money involved in this sport has reached a very high level to be administered in an amateur way. In this scenario, soccer clubs have become real companies. Soccer is a business whose final product is the spectacle, or the game itself. In addition, other economic relations surround a soccer club: sale of players, advertising contracts, product licensing and negotiation of matches broadcast rights. As in any other economic sector, those clubs have the need to innovate to remain competitive. In this sense, this paper aims to describe innovation in a professional soccer club. To do so, we have used the Model of Innovation Capabilities, which allows observing innovation more widely within a company. As the object of study, we have chosen the Sport Club Internacional, reference in sports management in Brazil. The four innovation capabilities (development, operations, management and transaction) of the club have been analyzed based on interviews with executives and consults to secondary data. The Development Capability showed lack of improvement and no specific routines for planning changes to the product of the club. The Operations Capability behaves quite complex for a soccer club, being spread over various sectors that contribute directly to the game. Routines within the Operations Capability contribute directly to the development of innovations in the club, as, for example, actions to appreciation of the supporters on match days. The Management Capability in the Sport Club Internacional is greatly influenced by the legal nature of the club, where the main executive positions should be elected and may not receive remuneration for work. In addition, there is a clear gap between the departments, compromising even the performance of the other innovative capabilities. Finally, the Transaction Capability is the most relevant to the performance of the club. Based on this capability, the Sport Club Internacional reached the necessary competitive advantage that enabled its growth in the early twenty-first century, acting in the market of players and massively exploiting the market of fans.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectInnovation capabilitiesen
dc.subjectCapacidade de inovaçãopt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectClube de futebolpt_BR
dc.subjectSocceren
dc.titleInovação em clubes de futebol profissional : o caso do Sport Club Internacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989596pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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