Repositório Digital

A- A A+

Fatores institucionais que impactam as estratégias e o desempenho de empresas brasileiras de tecnologia que atuam na Índia

.

Fatores institucionais que impactam as estratégias e o desempenho de empresas brasileiras de tecnologia que atuam na Índia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fatores institucionais que impactam as estratégias e o desempenho de empresas brasileiras de tecnologia que atuam na Índia
Autor Figueiredo, Michele Trindade
Orientador Rhoden, Marisa Ignez dos Santos
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Desempenho empresarial
Gestão estratégica
[en] Brazil
[en] BRICS
[en] India
[en] Institutions
[en] Performance
[en] Strategic management
Resumo Ainda são poucos os estudos aprofundados acerca das estratégias organizacionais em países emergentes. Nesse sentido, ao contrário de teorias anteriores, uma Visão Baseada nas Instituições é apropriada para explicar as estratégias e os resultados das firmas nestes países. Seguindo a abordagem Institucional, este trabalho tem como objetivo contribuir para o entendimento da influência do Ambiente Institucional nas Estratégias e nos Desempenhos de empresas brasileiras de tecnologia que atuam na Índia. Como método de pesquisa, foi realizado um estudo de caso em uma empresa Brasileira de Tecnologia que presta serviços de ensaio e calibração para empresas de grande porte de tecnologia da Índia que buscam comercializar seus produtos no mercado brasileiro. Através de uma entrevista semiestruturada realizada com um executivo de vendas internacionais dessa empresa, compararam-se as restrições formais e informais encontradas nestes dois mercados. Após, foram levantadas as estratégias e mudanças organizacionais adotadas pela Empresa para contornar essas restrições e seus impactos no desempenho da firma. As informações obtidas na entrevista juntamente com dados obtidos no relatório Doing Business 2015, do Banco Mundial, além de outras fontes bibliográficas foram úteis para descrever, comparativamente, a influência dos fatores institucionais formais e informais nas estratégias e nos desempenhos das empresas que atuam nos dois países. A pesquisa revelou que as empresas encontram diversas restrições tanto formais, quanto informais ao atuar em mercados emergentes como o Brasil e a Índia, afetando negativamente a capacidade das empresas em executar as estratégias pretendidas das empresas e seus desempenhos.
Abstract There are still few in-depth studies of organizational strategies in emerging economies. In this sense, unlike previous theories, an institution-based view is appropriate to explain the strategies and performance of firms in these markets. Following the institutional approach, this study aims to contribute to the understanding of the influence of the institutional environment on strategies and performance of Brazilian technology companies doing business in India. A case study research method was conducted on a Brazilian technology company that provides testing and calibration services for large technology companies in India which aim to commercialize their products in the Brazilian market. Through a semi-structured interview applied to an International sales executive of this company, the formal and informal restrictions perceived in these two markets were compared. After that, information was obtained about organizational strategies and changes adopted by the Company to circumvent these restrictions, as well as their impact on firm performance. The evidence acquired in the interview along with data obtained in the World Bank’s report “Doing Business 2015” and other literature sources were useful to describe comparatively the influence of formal and informal institutional factors in strategies and performance of companies operating in both countries. The survey revealed that companies have to face both formal and informal restrictions in the emerging markets such as Brazil and India, adversely affecting the ability of firms to implement the intended business strategies and their performance.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/140300
Arquivos Descrição Formato
000990752.pdf (939.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.