Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaçada, Antônio Carlos Gastaudpt_BR
dc.contributor.authorDamaceno, Larissa Rochapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-05T02:09:16Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140305pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca avaliar o sucesso da implantação de Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) por meio da Satisfação dos usuários. Posto os altos investimentos realizados por micro e pequenas empresas na aquisição de softwares de gestão, buscou-se analisar quais os fatores envolvidos que influenciam na obtenção de um resultado positivo após implementação do SI. Dado a consideração de inúmeros fatores críticos de sucesso, foi desenvolvido instrumento de pesquisa adequado a partir de estudos prévios a este, com intenção de ajustá-lo para a realidade de indústrias de micro e pequeno porte do Rio Grande do Sul. Foi instigada a percepção dos usuários como justificativa do retorno investido, sendo esta julgada como a melhor medida a ser utilizada no presente estudo. A pesquisa survey obteve um retorno efetivo de 63 respondentes. A coletada de dados foi analisada por meio do software estatístico Smart PLS. A proposição de quatro hipóteses envolvendo a relação entre Fornecedor, Treinamento, Implantação e Satisfação do Usuário foi considerada para analisar o sucesso de Sistemas ERP em relação à fase de implementação.pt
dc.description.abstractThis paper aims to evaluate the Enterprise Resource Planning (ERP) implementation success through user’s satisfaction. As there are high investments made by micro and small companies on the management software acquisition, the paper searched to analyze which involved factors have influenced in a positive result after the Information System (IS) implementation. Given the consideration of countless critical success factors, it was developed an adapted search tool from previously studies, intending to adjust it for Rio Grande do Sul’s micro and small industries reality. It was also instigated the perception of the users as justification for return of investments, being it judged as the best measure to be used in this study. The survey had an effective return of 63 responses. The data collection was analyzed using Smart PLS statistic software. The propose of four hypothesis involving the relation between Supplier, Training, Implementation and User Satisfaction were considered to analyze the ERP success based on the implementation stage.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectInformation technology (IT)en
dc.subjectSatisfação do usuáriopt_BR
dc.subjectEnterprise resource planning (ERP)en
dc.subjectUser satisfactionen
dc.subjectSystem implementationen
dc.subjectSmart PLSen
dc.titleSatisfação dos usuários em relação à implementação de Sistemas ERPpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990326pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples