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dc.contributor.advisorSilveira, Teniza dapt_BR
dc.contributor.authorZalamena, Alessandrapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-05T02:09:25Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140310pt_BR
dc.description.abstractO descarte de resíduos na área pública, de Porto Alegre, é regulamentado pelo Novo Código Municipal de Limpeza Urbana. No entanto, a habilidade e a motivação para envolver os indivíduos são influenciadas, à luz da teoria de marketing social, por questões pessoais, estruturais e sociais; ademais, podem existir barreiras que dificultam a adoção do comportamento. Além de identificar esses aspectos, o estudo visa verificar o nível de conhecimento da lei mencionada e reconhecer em qual estágio do modelo de mudança as pessoas se encontram. Para essa pesquisa, foram realizadas oito entrevistas em profundidade - na etapa qualitativa de caráter exploratório - e 425 questionários online, na parte quantitativa, com perguntas que abrangiam aspectos pessoais e comportamentais. Os resultados apontam uma tendência de negar o descarte irregular na área pública da Cidade e, quando afirmavam essa prática, identifica-se como principais fatores influenciadores: a idade, o estágio do ciclo de vida, os grupos transitórios e/ou permanentes, o papel social, o status, o nível de escolaridade, a lei e a infraestrutura. Como principais barreiras, destacam-se o comodismo, a falta de conhecimento dos locais de destinação final, a estrutura deficitária e a ausência de fiscalização. No que tange às principais motivações para agirem corretamente, citam-se o conhecimento mais amplo das consequências que o ato irregular causa às pessoas e ao meio ambiente e mostrar, aos cidadãos, que eles estão fazendo um bem maior para a sociedade. Além disso, é possível concluir que a maioria das pessoas está no estágio – do modelo de mudança comportamental - de preparação, aquele que antecede a ação. Por fim, percebe-se que os indivíduos têm conhecimento da existência de uma lei e que ela pune quem pratica o descarte irregular, no entanto, uma minoria se diz conhecedora do Novo Código e, mesmo assim, não tem um conhecimento amplo.pt_BR
dc.description.abstractThe disposable of waste in Porto Alegre’s public area is regulated by the New Municipal Code of Urban Sanitation. However, the ability and motivation required to get individuals to behave in a desirable manner is – as seen in social marketing theory – influenced by personal, structural and social questions. Moreover, there are often barriers that prevent an individual from adapting their behavior. Beyond identifying those aspects, this paper aims to verify the knowledge level of the mentioned law and identify in which stage the citizens are in the changing model. In order to complete this research, eight in depth interviews were conducted, during the qualitative and exploratory stage and 425 online surveys were completed, during the quantitative stage. These questions included personal and behavioral aspects. The results show that people have a tendency to deny past or current incidents of improper garbage disposal in public areas of Porto Alegre. Among those who admit to improper behavior, the most influential factors have proven to be, age, different stages of life, commuters versus permanent residents, social role, status, level of education, as well as the law and infrastructure of the city. The main obstacles cited are: self-indulgence, lack of knowledge of the final destination, lack of structure and absence of inspection. When asked what motivated them to act correctly, people cited, having a deep understanding of the consequences, environmental and otherwise, of their wrongdoing as well as the desire to show other citizens that they are doing good deeds within their society. Beyond that, it is possible to conclude that most people stand in the preparation stage – within the scale of behavior change – directly before taking action. Finally, it should be noted that while most individuals have full knowledge of the existence of a law that forbids and fines irregular waste disposal, only a small amount acknowledged The New Code and those who did, did not have an in-depth understanding.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial marketingen
dc.subjectMarketing socialpt_BR
dc.subjectGarbage disposal in public areasen
dc.subjectComportamento do usuáriopt_BR
dc.subjectThe new municipal code for urban sanitationen
dc.subjectDescarte de resíduospt_BR
dc.subjectCitizens of Porto Alegreen
dc.subjectBehavioren
dc.titleMarketing social e o comportamento dos cidadãos de Porto Alegre no descarte de lixo na área públicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989418pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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