Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilveira, Laiana Lauserpt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Miriam de Abreupt_BR
dc.contributor.authorSilva, Marcos Barragan dapt_BR
dc.contributor.authorNomura, Aline Tsuma Gaedkept_BR
dc.date.accessioned2016-05-06T02:21:36Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140325pt_BR
dc.description.abstractEstudo retrospectivo, descritivo, de abordagem quantitativa, cujo objetivo foi identificar os registros de enfermagem acerca das ações educativas realizadas para pacientes submetidos à artroplastia de quadril. A investigação foi realizada em um hospital universitário do sul do Brasil, com uma amostra de 112 prontuários de pacientes internados. Os dados foram coletados por meio de um checklist, em junho de 2013, e analisados estatisticamente. O registro educativo esteve presente em 60 (53%) prontuários. Quanto ao conteúdo, foram prevalentes os cuidados pós-operatórios 36 (32%), mobilização 23 (20,5%) e saída do leito 21 (18,8%), encontrados em 56 (50%) do total de prontuários no documento Evolução de Enfermagem. Apesar de o registro de enfermagem apresentar aspectos relacionados à educação do paciente, melhores resultados poderiam ser obtidos com a operacionalização dessa intervenção, atrelada à educação permanente dos enfermeiros.pt_BR
dc.description.abstractA retrospective, descriptive study of quantitative approach, aimed to identify nursing registries of educational actions for patients submitted to hip arthroplasty. The investigation was conducted in a university hospital in the South of Brazil, with a sample of 112 records from admitted patients. Data were collected through a checklist in June of 2013, and statistically analyzed. The educational registry was present in 60 (53%) records. Regarding the content, the post-surgery care 36 (53%), mobilization 23 (20,5%) and bed exit 21 (18,8%) were prevalent and were found in a total of 56 (50%) records on the Nursing Evolution document. Although nursing registries present aspects related to patient’s education, better results could be obtained with the intervention operationalization, linked to nurse’s permanent education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica de Enfermagem. Goiânia. Vol. 17, n. 4 (out./dez. 2015), p. 1-8pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNursing Recordsen
dc.subjectRegistros de enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealth Educationen
dc.subjectArtroplastia de quadril : Enfermagempt_BR
dc.subjectArthroplastyen
dc.subjectEnfermagem ortopédicapt_BR
dc.subjectReplacementen
dc.subjectHipen
dc.subjectOrthopedic Nursingen
dc.titleRegistros de enfermagem acerca das ações educativas para pacientes submetidos à artroplastia de quadrilpt_BR
dc.title.alternativeNursing registries of educational actions for patients submitted to hip arthroplasty en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000985510pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples