Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCogo, Ana Luisa Petersenpt_BR
dc.contributor.authorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.contributor.authorSantos, Marlise Bockpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-06T02:21:41Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140335pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias educacionais digitais colaboram com a simulação de situações práticas no ensino de Enfermagem, como estratégia que procura garantir a segurança do paciente possibilitando a antecipação da realização destes procedimentos em laboratório de ensino ou como fonte de consulta em casos de dúvidas. Este relato tem como objetivo descrever as características e a metodologia de desenvolvimento do material digital, no formato de vídeo, intitulado punção venosa periférica com cateter. A produção do mesmo contou com uma equipe multiprofissional. As etapas observadas na produção do material digital foram definição dos objetivos instrucionais e o público alvo; a determinação do formato, do orçamento e do cronograma; a seleção do conteúdo; o desenvolvimento das estratégias para avaliar o vídeo e a sua efetividade educacional; o desenvolvimento do roteiro ou storyboard; o desenvolvimento do protótipo e a avaliação do produto e do processo. A produção de vídeos educacionais constitui-se em importante material digital de apoio á aprendizagem e a possibilidade de integrar uma equipe de especialistas na sua elaboração qualifica o processo.pt_BR
dc.description.abstractEducational technologies cooperate to the simulation of practical situations in nursing education as a strategy that seeks to guarantee the patient's safety by anticipating the procedures in educational labs or as a resource in case of doubts. This narrative seeks to describe the features and methodology used to develop a digital resource, in a video format, named puncture by peripheral venous catheter. A multidisciplinary team was needed in order to design the resource. The stages observed in the production of the video were: the definition of the audience and the instructional objectives; the delimitation of the format, the budget and schedule; the selection of content, the development of evaluation strategies and its educational effectiveness; the development of a script or storyboard, the development of a model and the evaluation of the process and final product. Educational videos are important learning support resources and the possibility of having a multidisciplinary team qualifies the whole design process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015)pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectVideo-Audio Mediaen
dc.subjectEducation Technologyen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectDistanceen
dc.subjectMídia audiovisualpt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectHigheren
dc.titleProdução de material digital para o ensino de enfermagempt_BR
dc.title.alternativeDesigning a digital resource for nursing education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000986219pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples