Repositório Digital

A- A A+

Impacto das inserções olfativas no ambiente de venda de um varejo de vestuário

.

Impacto das inserções olfativas no ambiente de venda de um varejo de vestuário

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Impacto das inserções olfativas no ambiente de venda de um varejo de vestuário
Autor Collar, Vitória Yulia Biihrer
Orientador Santos, Cristiane Pizzutti dos
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comportamento do consumidor
Marketing
Resumo As percepções sensoriais na atmosfera de loja se tornaram nos últimos anos aliadas do marketing do varejo, principalmente quando é tratado com grandes redes. Os cinco sentidos são estimulados para promover uma interação consumidor/marca que vai além da simples satisfação de uma necessidade/desejo imediato. Os estímulos olfativos vêm sendo estudados nesse contexto para que sejam utilizados de acordo com um posicionamento de marca e provocar um comportamento do consumidor satisfatório. O objetivo desse estudo é analisar os efeitos das inserções olfativas no ambiente de loja de uma marca varejista de vestuário, no que diz respeito ao comportamento do consumidor. Para isso, foi realizado um experimento de campo em uma loja da marca Hering no Rio Grande do Sul. Foi-se utilizado o sistema SPSS para realizações de testes como do qui-quadrado e t-student. Analisando os resultados obtidos diante o experimento, conseguiu-se concluir que os estímulos olfativos conseguem alterar positivamente o humor dos consumidores da Hering Store Alvorada, com as inserções olfativas, consumidores ficam mais bem-humorados e que o aroma impacta no reforço de posicionamento da marca. Também se pode afirmar que tanto mulheres como consumidores que não estavam pela primeira vez em loja acreditam que o aroma é importante para o varejo de vestuário.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/140363
Arquivos Descrição Formato
000990931.pdf (1.255Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.