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Disfuncionalidades na educação : uma análise sobre a gestão em sala de aula

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Disfuncionalidades na educação : uma análise sobre a gestão em sala de aula

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Título Disfuncionalidades na educação : uma análise sobre a gestão em sala de aula
Autor Bellé, Felipe Augusto
Orientador Comim, Flavio Vasconcellos
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Economia
[en] Capability approach
[en] Classroom management
[en] Education
[en] Public policies for education
[en] School dysfunctionality
Resumo Este trabalho procura apresentar e discutir um tema ainda pouco desenvolvimento na literatura econômica, denominado como disfuncionalidades na educação. O objeto da pesquisa está relacionado ao baixo grau de funcionalidade observado nos sistemas educacionais, em especial no caso brasileiro. Este problema afeta as oportunidades e liberdades humanas, pois não proporciona uma ampliação do conjunto de funcionamentos pessoais. Para tanto, procura-se inicialmente apresentar a conexão entre a educação com a abordagem das capacitações, com a justiça e com a democracia, demonstrando como as disfuncionalidades prejudicam a formação e a construção do indivíduo. A identificação e representação do objeto é tratado no capítulo seguinte, em especial sobre os efeitos que implicam nas disfuncionalidades em sala de aula, como qualificação e papel do professor, indisciplina e gestão, efeitos dos salários e práticas educacionais. Por fim, empenha-se na exposição de alguns mecanismos e de políticas que podem ser adotadas visando contornar o problema das disfuncionalidades na educação. Espera-se que o trabalho possa auxiliar professores e elaboradores de políticas em construir e promover ambientes educacionais que ampliem as liberdades humanas.
Abstract The present study addresses a topic that has not yet been widely developed in economic literature. It is about “Educational Dysfunctionality” or “School Dysfunctionality”. In other words, this research work focuses on the low functionality and efficiency levels observed in several educational systems, with special attention given to the Brazilian educational system. This is a major issue that affects the opportunities and human freedoms, since it does not provide an extension of the personal set of functionings. Initially this study attempts to indicate the important connections between education, capability approach, justice and democracy. The study demonstrates how the referred school dysfunctionalities prejudice the creation and formation of the individual. The object is identified and addressed in the following chapters, with special attention on the events that lead to disfunctionalities inside schools, such as teachers’ qualifications, indiscipline, classroom management, employees’ wages and educational practices. As a conclusion this study presents mechanisms and policies that could reduce education dysfunctionalities. The authors hope that this work will be able to assist school teachers and politicians in building efficient and fully functional educational environments.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/140430
Arquivos Descrição Formato
000986375.pdf (923.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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