Repositório Digital

A- A A+

A tecnologia como ferramenta de dominação internacional “as novas redes sociais e a construção da opinião pública : o caso da primavera árabe”

.

A tecnologia como ferramenta de dominação internacional “as novas redes sociais e a construção da opinião pública : o caso da primavera árabe”

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A tecnologia como ferramenta de dominação internacional “as novas redes sociais e a construção da opinião pública : o caso da primavera árabe”
Autor Homem, Bruno Rossi Barbieri
Orientador Castro, Henrique Carlos de Oliveira de
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Relações Internacionais.
Assunto Relações internacionais
[en] Arab spring
[en] EUA
[en] Internet
[en] Public opinion
[en] Social network
[en] Technology
Resumo Este trabalho tem por objetivo explicar como as novas ferramentas tecnológicas tem sido responsáveis por importantes mudanças no Sistema Internacional e nas relações humanas, em especial os novos serviços de redes sociais. A partir de uma abordagem histórica e sociológica, busca-se explicar como a Ciência e a Tecnologia evoluíram de forma independente, até o momento em que se uniram em um único processo de pesquisa e desenvolvimento e foram aplicadas ao longo da história em diversas ocasiões como ferramentas políticas. A mudança dos atores envolvidos nos processos tecnológicos e sua importância para as manobras políticas para a construção da opinião pública no ambiente internacional também devem ser levadas em consideração para comprovação da relevância do tema escolhido. Escolheu-se o caso da Primavera Árabe como um caso de estudo no qual é possível entender de maneira mais clara o papel das novas redes sociais na construção da opinião pública e no engajamento da população. O cenário foi escolhido por ser mais próximo dos dias atuais, a formação política dos atores e na mudança estrutural de antigos regimes, bem como o destaque de a que interesses servem essas novas tecnologias.
Abstract The main objective of this essay is to explain how the technological new tools are responsible for substantial changes in the International System and the human relations, in particular, the new services for social networks. From a historical and sociological perspective, is possible to explain how the Science and Technology evolved independently, until the moment that they united as a single process of research and development and were applied as political tools over the human history in multiple occasions. The modification of the players involved on the technological processes and its relevance for the political maneuvering for the construction of a Public Opinion in an international environment must be taken into account in the proof of the chosen theme's relevance. The Arab Spring was picked as a case study which is possible to understand in a clear way which was the role of the new social network in the Public Opinion construction and the population's commitment. The scenario was chosen for being closer to nowadays, the political training of the players as well the structural changes in old regimes, and the focus on whose interests do these new technologies serves.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/140533
Arquivos Descrição Formato
000988505.pdf (377.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.