Repositório Digital

A- A A+

Fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os discentes na escolha e na permanência no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

.

Fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os discentes na escolha e na permanência no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os discentes na escolha e na permanência no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Outro título Extrinsic and intrinsic factors that motivate the graduate students of accounting sciences in the university federal of rio grande do sul (ufrgs) in choice and stay on course
Autor Werlang, Jorge Daniel
Orientador Bianchi, Márcia
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Contabilidade
[en] Accounting science
[en] Extrinsic factors and intrinsic
[en] Student motivation
Resumo A motivação dos discentes em cursos de graduação vem sendo estudada para verificar quais fatores influenciam as suas escolhas, e quais podem ser trabalhados para melhorar o ambiente acadêmico, bem como a qualidade do ensino. Assim, o objetivo deste estudo é identificar os fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam a escolha e a permanência dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com base na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, que versa sobre os fatores extrínsecos e intrínsecos. Para tanto, foi desenvolvido um estudo explicativo, descritivo, com características qualitativas e quantitativas, sob a forma de levantamento, através da aplicação de um questionário aos discentes do curso de Ciências Contábeis, matriculados no segundo semestre de 2014, que totalizou 380 respondentes, aproximadamente 44% da população. Os resultados obtidos na análise evidenciam que a maioria dos discentes da amostra se considera com boa ou excelente motivação para permanecer e ter um bom desempenho no curso. O fator intrínseco “agregar experiência para posterior aplicação” e o fator extrínseco “melhoria salarial e ascensão profissional” foram os mais citados como motivadores para a escolha do curso. Para permanência no curso os fatores envolvidos de maior destaque foram: “possibilidade de ser aluno da UFRGS”, “ter bons professores”, “família” e “amigos”. A “semana acadêmica” foi considerada um evento que motiva o discente a permanecer e ter um bom desempenho no curso. Pode se inferir com esses resultados que os discentes do curso, em sua maioria, se sentem motivados e que alguns fatores se destacam nesta motivação. Também, esses resultados podem ser utilizados para o aperfeiçoamento do ensino/aprendizagem dos discentes.
Abstract The main goal of this work is to identify the extrinsic and intrinsic factors that motivate the choice and the permanence in Accounting of the graduate students from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), based on the theory of Two Factors of Herzberg , which deals with the extrinsic and intrinsic factors. By applying a questionnaire to students of the course in Accounting, registered in the second half of 2014, which totaled 380 respondents, approximately 44% of population, it was done a qualitative and quantitative study. The results of the analysis show that the majority of the learning of the sample consider that they had a good or excellent motivation to stay and have a good performance at the graduate course. The Intrinsic factor "add experience to subsequent application" and the extrinsic factor "wage improvement and professional growth" were the most cited as motivators for choosing the course. To stay on course the most prominent factors involved were: "the possibility of being a student at UFRGS," "have good teachers", "family" and "friends". The "academic week" was considered an event that motivates students to stay and have a good performance in the course. It can be inferred from these results that the students of the course, mostly feel motivated and that some factors stand out in this motivation. Also, these results can be used to improve the teaching / learning of students.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/140562
Arquivos Descrição Formato
000968396.pdf (753.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.