Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddadpt_BR
dc.contributor.authorBebber, Nayarapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-10T02:06:55Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140570pt_BR
dc.description.abstractA contabilidade, entre suas diversas áreas, contempla a gestão contábil empresarial, a qual auxilia no planejamento e nos controles internos. A presente pesquisa tem a intenção de demonstrar a contabilidade sobre esse ângulo, propondo-se um modelo de planejamento, a partir de elementos da gestão contábil, para uma empresa nova no mercado, com o objetivo de evidenciar de que forma a empresa pode estruturar o seu planejamento contábil. Enfatiza-se a importância da informação contábil para o gerenciamento de empresas, contribuindo como meio de informação, utilizando-se de ferramentas de planejamento, execução e controle. Realizou-se uma pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva, incluindo-se um estudo de caso para retratar a conceituação teórica em uma realidade empresarial. O estudo de caso foi elaborado através de entrevista com o proprietário e análise aos dados da empresa. Com as informações obtidas elaborou-se um modelo de orçamento, de janeiro a junho de 2015, através da análise dos custos e despesas, confrontando-se com a média de quantidade de vendas atuais e os respectivos preços de vendas. A partir disso, propôs-se à empresa iniciar controles financeiros e dar continuidade ao orçamento, tendo em vista o resultado positivo obtido através da análise empresarial após a implantação do mesmo. Com isso, o estudo enfatiza a importância de tomar decisões embasadas nos controles contábeis aplicando-se à empresa que foi analisada.pt_BR
dc.description.abstractAccounting, among its various areas, covers business management, which assists in planning and internal controls. This research intends to demonstrate accounting on that angle, proposing a model of planning, based on elements of management accounting, to a new company in the market with the aim of showing how the company could structure the its account planning. It emphasizes the importance of accounting information for management of companies, contributing as a means of information, using the planning, execution and control tools. It was conducted an applied, qualitative and descriptive research, including a case study portraying the theoretical concept into a business reality. The case study was developed through interviews with the owner and analyzed company data. With the information that was obtained, it was elaborated a budget model, from January to June 2015, through analysis of costs and expenses, confronting the average amount of current sales and their sales prices. Based on this, it was proposed to the company to start financial controls and continue the use of a budget, given the positive results obtained through business analysis after its implementation. Thus, the study emphasizes the importance of making informed decisions on accounting controls which are applied on the analyzed company.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBusiness accounting managementen
dc.subjectContabilidade empresarialpt_BR
dc.subjectAccounting planningen
dc.subjectBudgeten
dc.titleO planejamento contábil como ferramenta para a evolução de novos negócios : um estudo aplicado em uma empresa de prestação de serviçospt_BR
dc.title.alternativePlanning accounting as a tool for the development of new business : a study applied in a business serviceen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000965940pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples