Repositório Digital

A- A A+

Soft power e economia criativa : a indústria cinematográfica como instrumento de poder brando

.

Soft power e economia criativa : a indústria cinematográfica como instrumento de poder brando

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Soft power e economia criativa : a indústria cinematográfica como instrumento de poder brando
Autor Rodrigues, Lucas da Rocha
Orientador Valiati, Leandro
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Relações Internacionais.
Assunto Relações internacionais
[en] Cinema
[en] Creative industries
[en] Soft power
Resumo O objetivo deste trabalho é relacionar o conceito de soft power e o campo da economia criativa, através da produção e distribuição de bens criativos. No contexto da dominação cultural americana, o objeto de estudo da pesquisa é a indústria cinematográfica enquanto instrumento de poder brando. Nossa pesquisa foi organizada em três partes, primeiro uma fundamentação teórica para explicar e legitimar a dominação, segundo uma abordagem instrumental e terceiro uma abordagem empírica com estudos de caso da Europa, Índia, China e Brasil.
Abstract This paper’s objective is to relate the concept of soft power and the creative economy field through the production and distribution of creative goods. In the context of the American cultural domination, the research object of study is the film industry as a soft power tool. Our research have been organized in three parts, first a theoretical framework to explain and legitimize domination, second an instrumental approach and third an empirical approach with case studies from Europe, India, China and Brazil.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/140581
Arquivos Descrição Formato
000988963.pdf (1.018Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.